Guimarães recebe sessão de participação para o Orçamento Participativo Jovem
Guimarães recebe sessão de participação para o Orçamento Participativo Jovem
Quarta-feira, Abril 10, 2019

Encontro de participação do Orçamento Participativo Jovem marcado para Guimarães. A sessão será de informação e debate, mas poderá haver espaço para a apresentação de ideias. Jovens dos 14 aos 30 podem participar até 29 de abril.

Depois de Braga e de Vila Nova de Famalicão, Guimarães recebe o terceiro encontro de participação do Orçamento Participativo Jovem, no dia 23 de abril, no Centro Cultural Vila Flor. Esta é a primeira fase da edição deste ano do orçamento participativo.

A sessão tem como objetivo debater e esclarecer alguns aspetos relacionados com a participação na votação e na submissão de propostas. Poderá acontecer que nesta altura surjam algumas propostas para serem apresentadas.

O Orçamento Participativo Jovem, insere-se no contexto do Orçamento Participativo nacional, e conta com uma fatia de 500 mil euros para apoiar os vários projetos que resultem das propostas vencedoras no concurso.

A participação está aberta a jovens dos 14 aos 30 anos e poderá ser formalizada através da inscrição na plataforma online criada para a submissão de propostas. Além da plataforma digital, as propostas poderão ser apresentadas presencialmente nos encontros de participação ou nos serviços do IPDJ. Essa participação poderá ser feita até ao dia 29 de abril.

São várias as áreas temáticas que deverão enquadrar a fundamentação das propostas – Educação Formal e Não Formal, do Emprego, da Habitação, da Saúde, do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Governança e Participação e da Igualdade e Inclusão Social, podendo o montante do apoio ir até ao montante máximo de 100 mil euros.

Após o período de votação dos projetos, que decorre de 22 de junho até 4 de agosto, os resultados finais deverão ser conhecidos no dia 12 de agosto – Dia Internacional da Juventude, numa sessão própria onde deverá ser feita uma apresentação pública dos projetos vencedores.