Braga e Coimbra sobem ao top 5 das cidades com melhores condições para viver, tendo em conta a opinião da população que vive e trabalha em cada um dos territórios. Guimarães queda-se pela 17.ª posição.
A cidade de Guimarães manteve-se na 17.ª posição do ranking nacional da dimensão Viver relativamente à marca conseguida no índice do ano anterior. Os dados constam de um relatório desenvolvido pela consultora Bloom Consulting. O topo da tabela estão as cidades de Lisboa e Porto, no primeiro e segundo lugar, respetivamente.
A cidade de Braga surge este ano na terceira posição, tendo subido uma posição relativamente ao ano anterior e tomado o lugar anteriormente ocupado por Cascais.
O “Ranking de Talento (Viver)” mede o impacto da marca de cada um dos 308 municípios portugueses, face ao seu público alvo, nomeadamente, estudantes, trabalhadores e população em geral, que trabalha, estuda ou vive nestes territórios.
Além do ranking Talento (Viver), o Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking avalia ainda a performance e a atratividade da marca dos 308 municípios portugueses, nas categorias Negócios (Investimento) e Turismo (Visitar). Na seriação destas três dimensões Braga ocupa a 4.ª posição e Guimarães a 14.ª, entre os 308 municípios portugueses.
A Bloom Consulting é uma consultora especializada no desenvolvimento de estratégias de marca para Países, Regiões e Cidades. Em Guimarães é a empresa responsável pelo desenvolvimento da marca do concelho para a promoção do Turismo.