PUB
Guimarães distinguida pela 2.ª vez com o prémio Viver em Igualdade
Guimarães distinguida pela 2.ª vez com o prémio Viver em Igualdade
Segunda-feira, Outubro 12, 2020

A cidade de Guimarães vai receber no dia 23 de outubro, pela segunda vez, o prémio Viver em Igualdade pelo seu propósito em promover a diversidade e práticas ligadas à cidadania e não discriminação.

Guimarães está entre os 15 municípios distinguidos na quinta edição do prémio Viver em Igualdade. Prémio que recebe pela segunda vez, tendo a primeira acontecido no ano de 2018.

O prémio atribui o mérito aos municípios que, a nível interno e no âmbito do território, exerçam práticas que promovam os objetivos da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 – Portugal + Igual. Objetivos que abrangem dimensões ligadas à igualdade entre mulheres e homens, à prevenção e combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica, e à prevenção e combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género, e características sexuais.

Este reconhecimento advém do compromisso que o município desenvolveu com vários projetos de promoção da Igualdade de Género e intervenção na Violência Doméstica e de Género. São exemplo disso, os projetos Pacto Para a Conciliação, a assinatura do Protocolo de Cooperação para a Igualdade e a Não Discriminação com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (2019) e, ainda, a atribuição a Guimarães do “Selo da Diversidade” pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI).

A cerimónia de entrega dos prémios realiza-se no próximo dia 23 de outubro, em S. João da Madeira.