Guimarães assinala Restauração da Independência Nacional
Quarta-feira, Novembro 30, 2016

O aniversário da Restauração da Independência Nacional vai ser comemorado em Guimarães na noite desta quarta-feira, 30 de novembro, a partir das 22:30 horas, pelo Grupo Recreativo “Os 20 Arautos de D. Afonso Henriques”, em parceria com a Câmara Municipal.

Depois de hasteadas as bandeiras, o desfile, com início às 22h45, na sede do Grupo Recreativo “Os 20 Arautos de D. Afonso Henriques” irá percorrer as principais ruas do Centro Histórico, com os participantes a entoar o Hino da Restauração, seguindo em direção à estátua do Rei D. Afonso Henriques onde será colocada uma coroa de flores.

Nessa altura, além dos discursos protocolares, o Grupo Coral de Ponte interpretará o Hino de Guimarães, o Hino da Restauração e o Hino de Portugal. No final deste momento solene, o regresso à sede dos “20 Arautos” será efetuado pelo Largo do Carmo, Rua de Santa Maria, Praça de S. Tiago e Rua Gravador Molarinho. No final, realiza-se a tradicional ceia para todos os participantes.

As comemorações da Restauração da Independência Nacional contam com a participação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, Grupo Coral de Ponte, Sociedade Musical de Guimarães, Grupo Cultural e Recreativo “Os Trovadores do Cano” e C.N.E. – Corpo Nacional de Escutas.

[HINO DA RESTAURAÇÃO]
Portugueses celebremos
O Dia da Redenção
Saem do pulso as algemas
Ressurge livre a Nação
O Deus de Afonso em Ourique
Dos livres nos deu a Lei
Nossos Braços a sustentem
Pela Pátria Pela Grei
Avante! Avante!
O Ferro empunhar p’ra batalhar
A Pátria nos chama
Convida a lutar
Convida a lutar!

Foto: DR (arquivo)