Guimarães apresenta novo ciclo dedicado à música clássica
Guimarães apresenta novo ciclo dedicado à música clássica
© Direitos Reservados
Segunda-feira, Agosto 19, 2019

Cinco concertos numa semana é a proposta da primeira edição do Festival Guimarães Clássico, que se apresentará em vários pontos da cidade. Além dos concertos, o festival terá também uma componente formativa em residências artísticas.

Um novo ciclo de programação dedicado à música erudita começa esta segunda-feira em Guimarães, prolongando-se até ao final da semana, 24 de agosto, com a interpretação da peça “Quatro Estações”, de António Vivaldi. A mais conhecida peça do compositor italiano da época barroca será interpretada por uma orquestra de cordas, que juntará 19 músicos.

O Festival Guimarães Clássico começou durante a tarde de segunda-feira, 19, depois de ter sido publicamente apresentado no Conservatório de Guimarães. A ideia parte da estrutura do Quarteto de Cordas de Guimarães, que convidou músicos portugueses e internacionais para residências artísticas na cidade.

As residências artísticas têm sido um forma recorrente na cidade para estimular a criação, o intercâmbio de artistas e das suas sensibilidades criativas. Paulo Lopes Silva, adjunto da vereadora da Cultura, confirma que “existe um modelo que tem sido implementado numa lógica de residências artísticas e que se complementa com este festival, permitindo uma interação com músicos de referência no panorama internacional e também na captação de novos talentos”.

O programa de concertos é composto por cinco concertos, em vários pontos da cidade de Guimarães. Este aspeto da itinerância foi sublinhado por Emanuel Salvador, diretor artístico do festival, referindo-se às várias salas e igrejas com possibilidades para a apresentação de concertos. “Guimarães é uma cidade interessante para este tipo de eventos” – refere o diretor do festival.

O primeiro concerto está marcado para as 21h30 de segunda-feira, 19, na Basílica de S. Pedro, no Toural. O Quarteto de Cordas Al-Pari, da Polónia, fará o concerto de abertura interpretando peças de Beethoven e dos compositores polacos Stanisław Moniuszko e Grażyna Bacewicz.

O Festival Guimarães Clássico é um projeto que junta o Quarteto de Cordas de Guimarães e a Câmara Municipal. O festival tem o intuito de promover a música de câmara, juntando elementos do quarteto e músicos que visitam a cidade durante uma semana. Nesta período partilham o palco e as salas de aula com talentosos jovens músicos vindos tanto de Portugal como do estrangeiro.

Programa do Festival Guimarães Clássico

DiaHoraLocalEvento
1921h30Basílica de S. PedroConcerto de Abertura "Serioso"
2118h00Santuário da PenhaConcerto "Souvenir de Florence"
2216h00Sala da Duquesa do Paço dos Duques de BragançaConcerto "Guimarães Academia"
2321h30Igreja de Nossa Senhora da OliveiraConcerto "Tchaikovsky-Tchaikovsky"
2421h30Pátio do Paço dos Duques de BragançaConcerto Final "Viva Vivaldi"

O programa detalhado poderá ser consultado neste link.