PUB
Guimarães adere à Hora do Planeta
Guimarães adere à Hora do Planeta
Direitos Reservados
Sábado, Março 25, 2017

Guimarães vai aderir hoje, entre as 20h30 e as 21h30, à Hora do Planeta. As luzes do Castelo de Guimarães e do Paço dos Duques de Bragança vão ser desligadas durante uma hora, numa iniciativa de escala global.

Guimarães junta-se assim aos 140 municípios portugueses que assinalam a Hora do Planeta. À TVI, Ângela Morgado, responsável pela WWF (World Wide Fund for Nature) em Portugal, que lançou a iniciativa, destacou que “este ano é um número absolutamente recorde”. “Tínhamos fixado [a meta de] 150 e vamos atingir, porque já temos 140 e, no último dia, chegam sempre muitos [municípios aderentes] e é bom, pois mostra um envolvimento ainda maior das pessoas na Hora do Planeta”, disse.

O acto simbólico incentiva cidadãos, empresas e governos a apagarem as luzes durante uma hora como demonstração do seu apoio à luta contra as alterações climáticas. A adesão ao movimento implica apagar a luz de um ou dois monumentos emblemáticos da cidade, promover a divulgação da iniciativa e da sua mensagem contra as alterações climáticas, podendo igualmente os cidadãos desligar a eletricidade nas suas casas.

A celebração da Hora do Planeta, que pretende pôr o mundo às escuras na hora do jantar deste sábado, assinala dez anos, depois de ter sido realizada pela primeira vez em Sidney, na Austrália, em 2007, abrangendo já mais de 8.000 cidades, em 170 países, sendo reconhecida como a maior ação pelo ambiente e contra as alterações climáticas.