PUB
Guimarães acolhe comemorações do Dia do Exército, de 20 a 28 de outubro
Guimarães acolhe comemorações do Dia do Exército, de 20 a 28 de outubro
DR
Terça-feira, Setembro 18, 2018

O Dia do Exército tem como referência a celebração da tomada de Lisboa aos Mouros a 24 de outubro de 1147, pelas tropas de D. Afonso Henriques, Patrono do Exército Português.

Na conferência de imprensa de apresentação do programa das comemorações do Dia do Exército, Domingos Bragança considera que a escolha de Guimarães para palco destas comemorações ”faz todo o sentido e é uma honra e orgulho para a cidade. O Dia do Exército devia ser sempre realizado em Guimarães, pois D. Afonso Henriques é o patrono do Exército”. O presidente da Câmara aludiu à Batalha de S. Mamede para invocar a fundação de Portugal e o seu Rei, D. Afonso Henriques, bem como para dar destaque a uma das iniciativas do programa, a conferência “D. Afonso Henriques – Patrono do Exército”, que se realiza no dia 26 de outubro, às 16h00, no Paço dos Duques de Bragança.

Domingos Bragança acrescentou ainda que estas comemorações são “uma excelente oportunidade para estudarmos melhor o Primeiro Rei de Portugal”, voltando a reforçar a ideia de que “Portugal deve festejar o seu 1º dia, o 24 de junho de 1128”.

O major-general José Feliciano, em representação do Exército Português, fez questão de agradecer todo o apoio do município de Guimarães e da Direção Regional de Cultura do Norte na preparação da comemoração, não deixando de referir as múltiplas dimensões que existem na relação do exército com a sociedade. Uma delas, a tecnológica, é a que permite que o exército possa oferecer à cidade a digitalização, em Laser Scanning 3D, de seis imóveis.

A major Elisabete Silva, porta-voz do Exército, fez a apresentação do programa das comemorações, com Guimarães a ser palco de 10 das 13 atividades que o compõem.

PROGRAMA
Dia do Exército 2018 – 20 a 28 de outubro (Guimarães)

20 outubro – sábado – 11h00 – Paço dos Duques – Exército – Parceiro Tecnológico Nacional
24 a 28 outubro – Paço dos Duques – Disponibilização de Atos Médicos
25 outubro – 5ª feira – 14h30 – Paço dos Duques – Exposição do Museu Militar do Porto
25 outubro – 5ª feira – 16h00 – Paço dos Duques – Apresentação do Livro “Palácios do Exército”
26 a 28 outubro – Jardins do Castelo – Atividades Militares Complementares
26 outubro – 6ª feira– 16h00 – Paço dos Duques – Conferência “D. Afonso Henriques – Patrono do Exército”
26 outubro – 6ª feira – 21h00 – Largo do Toural – Concerto da Orquestra Ligeira do Exército
27 outubro – sábado – 11h00 – Paço dos Duques – Homenagem aos Antigos Combatentes
28 outubro – domingo – 10h30 – Igreja de S. Francisco – Missa de Ação de Graças e Sufrágio
28 outubro – domingo – 12h00 – Campo de S. Mamede – Cerimónia Militar