PUB
Grupo 3Bs desenvolve teste para medicamentos do cancro colorectal
Grupo 3Bs desenvolve teste para medicamentos do cancro colorectal
Paulo Dumas
Segunda-feira, Julho 22, 2019

A plataforma permite avaliar os processos de tratamento do cancro coloretal, através de um mecanismo que mimetiza em três dimensões o comportamento do corpo humano. Esta é considerado “um grande avanço ao nível da nanomedicina de precisão”.

Resultado de um processo de colaboração entre investigadores do Grupo 3Bs, da Universidade do Minho, e da Universidade de Maastricht, na Holanda, foi desenvolvido um processo que permite testar a eficácia dos medicamentos de tratamento do cancro colorectal.

Este processo consiste numa plataforma tridimensional microfluídica que permite a monitorização em tempo real do destino de nanopartículas carregadas com drogas anticancerígenas e o seu efeito nas células de cancro coloretal. Esta plataforma 3D imita um modelo de comportamento semelhante ao do corpo humano.

O processo desenvolvido nos laboratórios do Grupo 3Bs, no Avepark, foi documentado num artigo publicado na revista Science Advances e representa um avanço importante no uso da nanomedicina de precisão.

O cancro coloretal representa um problema social e económico significativo, matando mais de 4 mil portugueses por ano. O atual teste permitirá aumentar o sucesso dos ensaios terapêuticos, à medida que são descobertos novos tratamentos.

A equipa de investigadores foi constituída por Rui L. Reis, pelo investigador Miguel Oliveira e por Mariana Carvalho. A Universidade do Minho contou com a colaboração do MERLN Institute, da Universidade de Maastricht, liderado por Pamela Habibovich e Roman Truckenmüller.