PUB
Green Week: três dias para conhecer e experimentar boas práticas ambientais
Green Week: três dias para conhecer e experimentar boas práticas ambientais
© Direitos Reservados
Quarta-feira, Setembro 25, 2019

A Green Week de Guimarães esteve inicialmente agendada para os dias 20 a 22 de setembro, mas foi adiada uma semana devido à previsões do estado do tempo. A Green Week decorre durante três dias na cidade de Guimarães, com a concentração das atividades a acontecer na Alameda de São Dâmaso, no coração da cidade.

Durante estes dias, de 27 a 29, serão promovidas as boas práticas ambientais, esta iniciativa ocorre em articulação com a Semana Europeia da Mobilidade e na Semana Pelo Clima, que se assinala por todo o mundo. O programa completo, com as várias iniciativas a decorrer estão disponíveis para consulta no website do evento em www.greenweek.pt.

O extenso programa inclui mercado de produtos biológicos e tradicionais, mercado de artigos de segunda mão, apresentações musicais de teatro e cinema, entre outros. A Green Week Guimarães irá iniciar-se com uma Manifestação pelas Alterações Climáticas pelas escolas, reunindo alunos dos vários estabelecimentos de ensino de Guimarães no Largo do Toural.

No sábado e no domingo, dias 28 e 29 respetivamente, será assinalado o Dia Europeu Sem Carro, com várias artérias da cidade sem a presença do trânsito automóvel. Como associação, a linha da cidade dos TUG será gratuita nestes dias e os parques geridos pela Vitrus terão um desconto de 50%.

Ainda no que respeita à mobilidade, estarão disponíveis bicicletas nos parques de estacionamento. Os bilhetes da CP para Guimarães terão o preço de dois euros, incluindo a viagem de regresso.

A Green Week Guimarães, que pretende destacar a importância da sustentabilidade ambiental, é uma organização conjunta do Município de Guimarães, Laboratório da Paisagem, Vitrus, Vimágua e conta com o apoio da EDP Distribuição. Conta com participações do Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas, bem como a CERCIGUI, Cruz Vermelha, Vimagua, Bloomwall, CP Kids e Centro Ciência Viva de Guimarães.