PUB
Grande Prémio Manuel Abreu (cadetes e juniores) a 29 de abril
Grande Prémio Manuel Abreu (cadetes e juniores) a 29 de abril
Quinta-feira, Abril 20, 2017

Está agendado para o dia 29 de abril o 1º Grande Prémio Manuel Abreu – RS Bikes, prova de ciclismo para as categorias de cadetes e juniores que homenageará o ciclista vimaranense que se sagrou campeão nacional de ciclismo de estrada e de rampa e venceu o Grande Prémio do Minho de 1996.

O 1º Grande Prémio Manuel Abreu – RS Bikes, pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada – Arrecadações da Quintã, integrará corridas para as categorias de cadetes e de juniores, começando e terminando ambas na rua da Cabreira (Gondar – Guimarães). A corrida de cadetes terá início às 14h00 e a de juniores às 16h00, prevendo-se a chegada, respetivamente, para as 15h12 e para as 17h48.

As provas serão disputadas num percurso de 45,8 Kms (cadetes) e 68,6 Kms (juniores).

Manuel Abreu nasceu em Gondar (Guimarães) a 5 de janeiro de 1963 e faleceu a 25 de fevereiro de 1997, tendo sido distinguido pela Câmara Municipal de Guimarães com a medalha de mérito desportivo e pela Associação de Ciclismo do Minho e Federação Portuguesa de Ciclismo.
Representou a equipa da Coelima, de 1983 a 1985, tornou-se profissional nesse ano pelo Vitória Sport Clube e representou a seguir a equipa Garcia Joalheiro.
Sagrou-se Campeão Nacional de ciclismo de estrada, Campeão Nacional de Rampa por duas vezes e venceu várias provas, entre as quais o Grande Prémio do Minho de 1996.
Na Volta a Portugal em bicicleta ganhou o prémio do combinado em 1992, ano em que terminou a prova rainha do ciclismo português em segundo lugar.
Representou Portugal em diversos Campeonatos do Mundo e marcou presença em várias Voltas a Espanha e no Giro de Itália.