PUB
GNR ativa primeiros postos de vigia a incêndios rurais
GNR ativa primeiros postos de vigia a incêndios rurais
Sociedade Martins Sarmento
Sexta-feira, Maio 8, 2020

A Guarda Nacional Republicana (GNR) ativou esta quinta-feira os primeiros postos de vigia a incêndios rurais, postos estes pertencentes à Rede Nacional de Postos de Vigia, integrada no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais de 2020.

Tendo por missão a vigilância e deteção de incêndios rurais, nesta primeira fase foram ativados os 77 postos da Rede Primária, que se irá manter em funcionamento até 6 de novembro. Estes 77 postos funcionarão 24horas por dia com o contributo de três centenas de colaboradores.

Numa fase posterior, a partir de 29 de junho, será ativada a Rede Secundária, que se manterá atica até 15 de outubro. A Rede Secundária, constituída por 153 postos de vigia, estará ativa de 29 de junho até 15 de outubro.

Ao todo, os Postos de Vigia do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais de 2020 será composto por 230 postos e 920 operadores.

O Ministério da Administração Interna indica que estes pontos de vigia permitem “uma intervenção dos meios de combate de forma mais célere e precisa”, porque “alerta às entidades responsáveis pelo combate” e “contribui ainda para a georreferenciação da ocorrência, através do processo de triangulação e da produção de informação complementar útil de apoio à decisão operacional”.