PUB
Gabinete de Psico-oncologia de Guimarães inaugurado “para dar respostas sociais e humanas”
Gabinete de Psico-oncologia de Guimarães inaugurado “para dar respostas sociais e humanas”
DR
Terça-feira, Fevereiro 18, 2020

Foi esta terça-feira inaugurado o novo Gabinete de Psico-oncologia de Guimarães, resultando de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Guimarães e o Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, tendo como missão acompanhar os doentes oncológicos e seus familiares numa fase da sua vida de maior fragilidade psicológica.

Domingos Bragança, presidente do município, marcou presença na cerimónia de inauguração e destacou que este projeto surge com o intuito de dar “respostas sociais e humanas” aos vimaranenses.

“Guimarães afirma-se como um território solidário e generoso e a criação deste gabinete decorre no sentido de dar apoio ao doente oncológico e às famílias. Quando surge esta doença acaba por afetar tudo à volta, principalmente na própria família e este será um espaço afetivo de apoio psicológico e social, atento a pormenores que são importantes para ajudar a combater a doença”, disse Domingos Bragança.

Vítor Veloso, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, salientou que este novo gabinete se trata de um “espaço de excelência”, explicando também a sua especificidade. “O doente oncológico não pode ser tratado como outro qualquer, pois tem características muito especiais, por isso é necessário que sejam criados laços de afetividade”, referiu.

Marcaram presença na cerimónia a vereadora de Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães Paulo Oliveira, a vice-presidente da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, o diretor Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave, Novais de Carvalho, o representante do Conselho de Administração do Hospital de Guimarães, João Miranda e o Presidente do Lions Clube de Guimarães, Vicente Salgado.