PUB
Filósofo Edgar Morin em Guimarães para refletir sobre os “desafios do mundo moderno”
Filósofo Edgar Morin em Guimarães para refletir sobre os “desafios do mundo moderno”
© Direitos Reservados
Terça-feira, Novembro 12, 2019

De passagem por Portugal, o autor de vários livros sobre as sociedades e a educação tem uma sessão marcada em Guimarães, onde apresentará as suas reflexões sobre as transformações e as trajetórias da ordem mundial.

Considerado um dos mais notáveis e inovadores pensadores mundiais, Edgar Morin vai estar em Portugal a convite do Instituto do Mundo Lusófono (Institut du Monde Lusophone), que representa a comunidade de portugueses, a sua cultura e língua, partilhando a filosofia, história, alegria de viver e um modo de vida através das fronteiras do espaço e do pensamento.

A passagem por Portugal inclui uma sessão em Guimarães, marcada para o dia 20 de novembro, no Centro Internacional das Artes José de Guimarães. A sessão “À conversa com Edgar Morin: complexidades e desafios do mundo contemporâneo” parte de uma iniciativa da Associação Artística Vimaranense (ASMAV) e do Município de Guimarães. A sessão será de entrada livre, sendo necessária uma inscrição prévia.

Nascido em 1921, Edgar Morin foi membro durante a Resistência e no pós-guerra do Partido Comunista Francês. É autor de dezenas de livros, sendo a principal obra constituída por seis volumes, “La Méthode” (em português, O Método) e foi escrita durante três décadas e meia. Destaca-se, entre outros, o livro “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, onde Morin apresenta aquilo que considera de inspirações para o educador ou os saberes necessários a uma boa prática educacional.