Festival vimaranense integra plataforma apoiada pela União Europeia
Festival vimaranense integra plataforma apoiada pela União Europeia
Quinta-feira, Dezembro 28, 2017

O Festival Internacional de Guitarra de Guimarães 2017 (FIGG 2017), que, por estes dias decorre em diferentes palcos vimaranenses, é um dos membros da plataforma Eurostrings, co-financiada pelo Programa Europa Criativa da União Europeia. O investimento de dois milhões de euros é para quatro anos e abrange 14 festivais europeus.

Para o diretor do festival, Nuno Cachada, “esta plataforma vai permitir não só solidificar a atividade formativa” que o FIGG tem vindo a realizar ao longo de todas as edições, “como também abrir portas internacionais aos nossos participantes”. O Festival Internacional de Guitarra de Guimarães está “definitivamente inscrita na rota europeia através da EuroStrings, a primeira plataforma europeia no setor de guitarra clássica que junta festivais promovidos nas mais diferentes latitudes”.

Destaque ainda para o Concurso Internacional de Guitarra “Cidade de Guimarães”, cuja última categoria dá acesso a uma “finalíssima” entre os 14 festivais apoiados pela EuroStrings: a grande final será em abril na capital da Croácia, Zagreb. O vencedor deste concurso terá a possibilidade de fazer uma tournée pela Europa e Estados Unidos, nos principais palcos da guitarra clássica.

Esta edição do FIGG acontece em dois momentos: entre 22 e 29 de dezembro com masterclasses, concerto, concursos e conferências internacionais. Os concertos realizam-se no Auditório da Universidade do Minho: mais logo, pelas 21h30, sobe ao palco o francês Judicael Perroy e, amanhã, o festival fecha (para voltar a 12 de janeiro) com o concerto do italiano Nicola Montella, no Salão Nobre Associação Comercial e Industrial de Guimarães (ACIG), pelas 18h00.

Nos dias 12, 13 e 14 janeiro, o festival dá visibilidade à marca Eurostrings Young Stars: trata-se da primeira plataforma europeia que junta 14 festivais de guitarra de diferentes países, que se dedica à divulgação de guitarristas emergentes, proporcionando mais e melhor educação na área da guitarra clássica.

Promovido pela Sociedade Musical de Guimarães – Conservatório de Guimarães, com o apoio do Município de Guimarães e do Programa Europa Criativa da União Europeia, o IV FIGG 2017 decorre em vários espaços emblemáticos da cidade de Guimarães, nomeadamente no Conservatório de Guimarães, no Centro Cultural Vila Flor, na Plataforma das Artes e Criatividade, na Universidade de Minho, bem como na Associação Comercial e Industrial de Guimarães.