PUB
Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães inicia-se este sábado
Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães inicia-se este sábado
© Direitos Reservados
Sábado, Abril 13, 2019

Concertos em várias igrejas da cidade. Este sábado será inaugurada ainda a exposição “Paixão em Guimarães” no Museu Alberto Sampaio.

O Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães vai para a sua 4ª edição, com início este sábado, 13 de abril, e estende-se até ao próximo dia 20. À semelhança da última edição a cantora lírica Elisabete Matos e Augusto Alvarez assumem Direção Artística do programa.

Independentemente da estratégia de internacionalização delineada, o certame mantém a aposta na cultura local, na preservação de grupos e tradições, iniciando o festival com o resultado de uma intensa ação formativa, intitulada “Coral Educativo”, que integra diversos grupos corais vimaranenses.

O programa conta ainda com a participação da Orquestra de Guimarães, Orquestra do Norte, Ensamble Divino Sospiro e o Quarteto de Cordas de Guimarães. Destacam-se ainda a presença da atriz convidada Cucha Carvalheiro.

No plano internacional destacam-se as participações das Mezzosopranos José Maria Lo Monaco e Marie Karall, Coro Gaos da Galiza e ainda a presença do Maestro Henri Seroka, compositor da Obra “Credo” com estreia nacional nesta IV edição do Festival.

a quarta-feira, dia 17, o programa contempla um colóquio sob o tema “A iconografia da Paixão” com a presença de Dom Carlos Azevedo, no Museu Alberto Sampaio (18h30).

Na quinta-feira, dia 18, está prevista a digressão “De Bach a Vivaldi” à Igreja da Penha (16h00). No mesmo dia, às 19h00, decorre na Igreja de S. Francisco o concerto “Credo”. Na sexta-feira, dia 19, a Igreja de S. Francisco volta a colher um concerto, “All’Amore Immenso”, com início às 21h30.

O Concerto de Encerramento está agendado para sábado, 20 de abril, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, às 21h30. O “Requiem na Paixão” conta com a participação da Orquestra de Guimarães e Coro Gaos.

Este sábado, pelas 15h00, será inaugurada a exposição “A Paixão em Guimarães” no Museu Alberto Sampaio. Pelas 19h30, na Igreja da Nossa Senhora da Conceição, decorre o concerto do projeto “Coral Educativo” com o Grupo Coral de Azurém, Grupo Coral de Ponte e Orfeão do CCD Coelima.

No domingo (14 de abril) está agendado para a Igreja de S. Sebastião “De Lo Humano y Lo Divino”. O programa prossegue na segunda-feira (15 de abril) com “A Vida de Maria” no Paço dos Duques de Bragança (21h30). Na terça-feira (16 de abril) decorre a digressão do projeto “Coral Educativo” ao Centro Pastoral das Taipas (21h30). À mesma hora, na Igreja da Nossa Senhora da Oliveira, está agendado o concerto “De Bach a Vivaldi” com o Quarteto de Cordas de Guimarães.