PUB
Festival Húmus contará com Laborinho Lúcio na abertura
Festival Húmus contará com Laborinho Lúcio na abertura
Terça-feira, Março 3, 2020

O ex-ministro da justiça Laborinho Lúcio é um dos convidados da quarta edição do Festival Literário de Guimarães, denominado Húmus, cujo programa foi dado a conhecer esta segunda-feira. Pedro Abrunhosa, Kátia Guerreiro, Filipa Melo, Sérgio Godinho, Carlos Tê, Ana Bacalhau e Jimmy P são outros nomes fortes que compõe o cartaz.

Iniciado em 2017 para celebrar os 150 anos do nascimento de Raúl Brandão, este ano o festival decorre entre os dias sete e catorze de março e conta com a participação de escritores e músicos reconhecidos a nível nacional.

Adelina Pinto, vereadora municipal com os pelouros da educação e das bibliotecas, frisou o espaço que há neste evento para a criação de novas ideias. “Temos um espaço aberto na promoção da leitura através das mesas de debate, que nos levam a novas palavras e a novas ideias. Levamos a efeito a iniciativa ‘A Minha Vida dava um Livro’ com exemplos de pessoas que nos convidam à leitura, através de livros que marcaram as suas vidas, num programa preparado para adultos mas também para os alunos das nossas escolas”, frisou.

Paralelamente a este festival, está também m em curso uma atividade que pretende desenvolver a escrita criativa a nível escolar. Entre os dias 9 e 13 de março decorrerá a Semana Concelhia da Leitura nas escolas do concelho do 2.º e 3.º ciclos, com a abordagem de temas da atualidade pelos convidados Carlão, Ana Bacalhau, Jimmy P., João Só, Mathgurl e Paulo Sousa.

 

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO – 7 DE MARÇO

18:00 – Entrevista de Vida a Laborinho Lúcio

Biblioteca Municipal Raul Brandão

21:30 – Concerto | «100 anos de Amália»

Convidados: Patrícia Costa

Biblioteca Municipal Raul Brandão

 

QUINTA-FEIRA – 12 DE MARÇO

15h00 | Teatro – Biblioteca Municipal Raul Brandão

«Angelina Brandão vem à cidade»

Grupo de Teatro de Nespereira

19h00 | Mesa de debate – Biblioteca Municipal Raul Brandão

«Escrevo como canto»

Convidados: Carlos Tê e Sérgio Godinho

21h30 | Plataforma das Artes

«A Minha Vida dava um Livro»

Apresentação: Fernando Alvim

Personalidades vimaranenses são convidadas a partilharem experiências e histórias cativantes através de um Livro que marcou a sua vida, ou de algum momento da sua história que dava um bom livro!

CONVIDADOS: Ivo Martins, Tio Óscar, Miguel Bastos, Sónia Ferreira, Francisca Abreu, Ricardo Batista, Florbela Castro, Rodrigo Areias, Iris Soares e Paula Nogueira

SEXTA-FEIRA, 13 DE MARÇO

19h00 | Mesa de debate | «Amália na voz»  – Biblioteca Municipal Raul Brandão

Convidados: Kátia Guerreiro e Filipa Melo

 

SÁBADO – 14 DE MARÇO

16h00 Mesa de debate | «O lado negro da literatura» – Biblioteca Municipal Raul Brandão

Convidados: Fernando Ribeiro

17h00 Mesa de debate | «São letras ou é poesia» Biblioteca Municipal Raul Brandão

Convidados: Pedro Abrunhosa e Pedro Marques Lopes