PUB
Festival de Reisadas animou a noite de sábado
Festival de Reisadas animou a noite de sábado
Bruno José Ferreira
Domingo, Janeiro 12, 2020

O Festival de Reisadas de Caldas das Taipas realizou-se na noite do último sábado no Pavilhão da Escola Secundária das Taipas, contando com dez atuações. Organizado pela Junta de Freguesia de Caldelas e pelos Amigos dos Reis das Taipas, a 28.ª edição do evento animou a noite em Caldelas.

Com o recinto praticamente lotado, subiram ao palco a Banda Musical das Caldas das Taipas, CNE das Taipas, CNE de Sande São Clemente, Trovadores do Cano, Grupo Folclórico de Sande São Martinho, Amigos dos Reis de Santa Maria, Sofia Teixeira, Grupo Cultural e Recreativo de Barco, Grupo Folclórico da Casa do Povo de Briteiros São Salvador e os Amigos dos Reis das Taipas.

Luís Soares, presidente de Junta de Freguesia de Caldelas, marcou presença neste encontro de reis, considerando-o como um “momento muito particular”, na medida em que “significa começar o ano com alegria através da música”.

Em representação da Câmara Municipal de Guimarães, a vereadora Paula Oliveira frisou que “mais do que nunca faz sentido cantar os reis no dia de hoje”, formulando um pedido: “vamos perpetuar esta tradição porque sem memória não há história nem identidade; que bonito é quando isto é feito em comunidade”.

Após as dez atuações dos grupos e artistas convidados, que se prolongaram por mais de duas horas, teve lugar um lanche convívio para todos os presentes.