Festa de Nossa Senhora do Carmo da Penha assinala-se domingo 22
Festa de Nossa Senhora do Carmo da Penha assinala-se domingo 22
Sexta-feira, Julho 20, 2018

Celebra-se durante todo o dia de domingo, 22 de julho a festa em honra de Nossa Senhora do Carmo da Penha. Trata-se de uma festividade originada pela devoção que começou a ser manifestada desde o início do século XVIII.

O programa da festa terá início pelas 10.30 horas, com a saída da procissão desde a gruta onde se encontra a imagem de Nossa Senhora do Carmo, com destino ao santuário onde, pelas 11 horas será celebrada uma Missa Solene.

Ao final da manhã, pelas 12 horas, será feito um ato cerimonial de abertura da exposição “Penha à Vista”, onde os trabalhos de desenho e escrita de alunos das escolas do concelho ficarão em exibição, para os visitantes da Penha durante aquele dia. Nessa altura serão entregues os prémios aos melhores trabalhos.

Durante a tarde, a partir das 14.30 horas, está previsto um momento etnográfico com a apresentação do Rancho Folclórico de São Torcato e de um espetáculo musical com o grupo Enllace Music.

O encerramento do programa e deste domingo festivo será marcado pela celebração de uma Eucaristia, no Santuário, seguida pela procissão do regresso da imagem ao nicho onde normalmente pode ser venerada.

Reza a lenda que na origem desta devoção está a deposição de uma imagem, junto de uns penhascos no mente da Penha, por um ermita de nome Guilherme. Desde aí a imagem começou a ser adorada pelas pessoas que por ali passavam.

Posteriormente, com a morte do ermita e a chegada dos Carmelitas calçados, Senhora passou a denominar-se Nossa Senhora do Carmo da Penha.