PUB
Feliz Natal e um Ano Novo cheio de prosperidade!
Quinta-feira, Dezembro 20, 2018

Caros Taipenses,

O tempo de partilha, de celebração e reunião familiar que atravessamos é um tempo de festa, mas, simultaneamente, um tempo de reflexão. Olhamos para o ano que agora acaba e projetamos o futuro. Criamos novas expetativas, alimentamos sonhos e definimos objetivos.

A Vila das Taipas foi no passado, é no presente, e será no futuro, um polo de enorme importância para o Concelho de Guimarães. O seu desenvolvimento atrai pessoas de todo o Concelho, e de fora do mesmo, o que se traduz numa cada vez maior atividade socioeconómica e numa crescente dinâmica atividade cultural. A Vila das Taipas possui todas as condições para ser cada vez mais, um território onde é bom viver.

Os projetos de reabilitação do antigo mercado das Taipas e do Parque de Lazer da Praia Seca, que terão o apoio financeiro da Câmara Municipal, recuperarão lugares com história, apresentando novas soluções para novos usos e realidades. No antigo mercado, propõe-nos o Executivo da Freguesia uma exposição permanente sobre a história da Vila das Taipas, um espaço de acolhimento para turistas, uma zona de convívio para os jovens e uma praça para o usufruto público. O Parque de Lazer da Praia Seca devolverá o Ave e a Ribeira da Agrela aos Taipenses, em condições de segurança e sustentabilidade. O “Passadiço do Ave”, um percurso pedonal e ciclável ecológico que permitirá a fruição do património rural e ribeirinho do Ave, será também uma realidade.

O protocolo de colaboração com o Ministério da Administração Interna, já firmado, vai abrir caminho à reabilitação do edifício onde se encontra instalada a Guarda Nacional Republicana de Caldas das Taipas, melhorando as condições de prestação de serviço público e de conforto dos militares da GNR, o que contribuirá para aumentar o nível de segurança às populações, já hoje apanágio de Guimarães.

A nova Escola EB2,3 das Taipas está a ser construída segundo os melhores padrões de qualidade, será uma referência no país. É uma obra que em breve estará concluída e que servirá toda a comunidade das Taipas e a sua área envolvente, permitindo que todos os alunos, toda a comunidade escolar, tenham uma nova escola com condições excecionais. Serão ainda melhorado o espaço publico de acesso e de mobilidade na área envolvente.

O projeto da centralidade das Taipas, coordenado pela Arquiteta da Universidade do Minho, Marta Labastidas, que foi sujeito à discussão pública, criará uma nova centralidade, devolvendo o espaço público aos cidadãos. A nova centralidade assentará nas premissas do desenvolvimento sustentável do concelho, apostando na mobilidade pedonal, na sensibilidade ecológica e no património. Novas relações entre os equipamentos nucleares da Vila serão promovidas.

A nova via de acesso ao AvePark será decisiva para o sucesso do nosso Parque de Ciência e Tecnologia, atraindo novas empresas, institutos, startups tencológicas e, dessa forma, aumentar a empregabilidade na região. Este projeto, já elaborado e em fase de aprovação por todas as entidades competentes, muito contribuirá para a melhoria da qualidade de vida dos Taipenses e de todos quantos à Vila se deslocam.

É com esta esperança num futuro renovado, a pensar nas pessoas, em todos os Vimaranenses, e nesta ocasião em especial, os Taipenses, que, nesta quadra festiva que atravessamos, gostaria de vos endereçar os meus sinceros votos de um Feliz Natal e de um Ano Novo cheio de prosperidade.