Feira Afonsina preparada para receber milhares de visitantes
Feira Afonsina preparada para receber milhares de visitantes
© Direitos Reservados
Sexta-feira, Junho 21, 2019

Está montado o cenário para mais uma edição da Feira Afonsina, em Guimarães, com a Abertura Oficial do evento agendada para as 18 horas desta sexta-feira, 21 de junho, na encosta do Castelo de Guimarães.

O tema escolhido para a edição deste ano foi “Egas Moniz – o Aio” e na programação o destaque vai para os espetáculos “A Lenda de Egas Moniz”, a serem exibidos nos dias 21, 22 e 23 de junho, sempre às 22h00, no Campo de S. Mamede.

A Feira Afonsina terá como epicentro do comércio, com o povo a fazer negócios e vender o seu produto na Praça, a encosta do Castelo de Guimarães, onde será recriada a Aldeia. Num extenso programa, com música, teatro, dança e personagens que preencherão os espaços de folia e boa disposição, é ainda contemplado o albergue dos romeiros de S. Tiago, as Hortas, Campo Militar, Jardim dos Infantes e o Mercado, onde se complementa com a Zona de Iguarias e Zona de Mercadores.

No Jardim do Carmo estará a zona pensada para um público alvo familiar, com um conjunto de ações e oficinas onde poderão construir, montar ou colorir uma pequena lembrança do evento, que pretende contextualizar os mais novos com as histórias do evento de forma pedagógica e divertida.

A iniciativa prolonga-se até ao dia 24 de junho e é de entrada livre, sendo que, obrigará a algumas restrições no que respeita a estacionamento e postura de trânsito, com especial incidência no Centro Histórico.

No Campo de S. Mamede, será proibido o estacionamento e trânsito até 25 de junho. O mesmo acontecerá na Rua D. Mafalda, Rua D. Urraca e Rua Duques de Bragança, que terão, contudo, algumas exceções nomeadamente no acesso dos moradores locais às suas garagens.

Entre 21 e 23 será interdito o trânsito nas Ruas D. Teresa e Joaquim de Meira, por um período previsto de 4h30. Durante os horários de funcionamento da Feira Afonsina (dia 21, das 18h00 às 01h00, dia 22 e 23 das 11h00 às 01h00 e dia 24 das 11h00 às 22h00) será proibido o trânsito na Rua Conde D. Henrique, Largo Martins Sarmento, Rua Agostinho Barbosa e Rua Serpa Pinto. Nos referidos horários poderá ainda ser condicionado o trânsito na Rua Constança de Noronha, entre o Largo Condessa Mumadona e a Rua Duques de Bragança.

Sem prejuízo dos horários de condicionamento de trânsito no Centro Histórico intramuros, será proibido o trânsito na Rua da Rainha D. Maria II no período de funcionamento da Feira Afonsina. Neste período, será proibido o trânsito a partir da Rua de Val de Donas até ao Largo da Misericórdia, exceto moradores e veículos autorizados. Os veículos estacionados neste Largo devem sair pela Rua de Val de Donas até ao Largo Dr. João Mota Prego. No dia 22 de junho, sábado, as operações de carga e descarga no Centro Histórico intramuros, a partir da Rua de Val de Donas, apenas terão lugar até às 11h00.

Confira aqui todos os detalhes da edição 2019 da Feira Afonsina.