Faleceu Fernando Lopes de Matos
Faleceu Fernando Lopes de Matos
Arquivo Reflexo
Quarta-feira, Julho 3, 2019

Foi professor de Educação Musical da Escola EB 2,3 das Taipas, bem como, Maestro e Presidente da Direção da Banda Musical de Caldas das Taipas durante muitos anos.

Em 2011, foi agraciado pela Câmara Municipal de Guimarães, nas Comemoração do 24 de Junho, com a Medalha de Mérito Artístico, em ouro. Na vila das Taipas, Fernando Matos foi distinguido com a Medalha de Mérito da freguesia a 19 de junho de 2013, por altura da celebração do 73º aniversário da elevação das Taipas à categoria de vila.

Entre outras participações na vida associativa taipense, Fernando Lopes de Matos foi ainda dirigente do Clube Caçadores das Taipas, tendo sido seu Presidente de Direção em 1969 e viu ser atribuído o seu nome à Academia de Musica da vila taipense, a funcionar na antiga Escola do Pinheiral.

Fernando Matos, nasceu nas Taipas em 1942 e, dez anos depois, iniciava os seus estudos musicais na companhia de seu pai e irmãos mais velhos. Em 1953 ingressou na Banda Musical das Taipas onde foi executante de flauta transversal, requinta e clarinete. No final da década de sessenta, terminava o curso de clarinete no Conservatório de Música de Braga. Mais tarde, em 1977, inicia funções como professor de Educação Musical em diversas escolas da região vindo a fixar-se na Escola E.B. 2,3 das Taipas até se ter aposentado. Nesse período dedicou grande parte do seu tempo à Banda Musical das Taipas, onde foi maestro durante uma década (1987 a 1997) e deu particular atenção à escola de Música, dedicando todos os seus tempos livres à formação dos alunos aos quais ministrava formação musical e Classe de Instrumento.

Não são ainda conhecidos mais pormenores, nomeadamente no que diz respeito a data e hora do seu funeral, situação de que aqui daremos conta, logo que disso tenhamos conhecimento.