PUB
Estação de Santa Eufémia de Prazins terá sistema de tratamento de água por ultravioleta
Estação de Santa Eufémia de Prazins terá sistema de tratamento de água por ultravioleta
DR
Segunda-feira, Abril 27, 2020

A Vimágua – Empresa de água e Saneamento de Guimarães e Vizela vai instalar um sistema de tratamento de água por ultravioleta na Estação de Tratamento de Água de Santa Eufémia de Prazins, reforçando assim a segurança da água da rede pública.

“A radiação ultravioleta desinfeta a água tornando os microrganismos patogénicos, vírus e bactérias, incapazes de se reproduzir. Isto é conseguido danificando o material genético destes microrganismos, que ao absorver luz na faixa ultravioleta, fica danificado e incapaz de se replicar”, explica a Vimágua em comunicado.

Assim sendo, a Estação de Tratamento de Água de Santa Eufémia de Prazins, principal origem da água para abastecer quer Guimarães quer Vizela, terá capacidade para tratar 1200m3 de água por hora através da instalação de dois reatores.

Esta intervenção traduz-se num investimento de 394.896 mil euros e deverá ficar concluída e em funcionamento no mês de julho, ficando em aberto a possibilidade de se instalar futuramente um terceiro reator.