Está terminada a jornada dos Molinhas no World Jump Rope Championship 2019 na Noruega
Terça-feira, Julho 9, 2019

Terminou o campeonato do mundo da modalidade de rope skipping, no qual os Molinhas estiveram presentes. Os atletas taipenses foram determinantes nos resultados obtidos pela comitiva portuguesa.

Terminaram as provas do Campeonato do Mundo de Saltos à Corda 2019, que decorreu entre os dias 3 e 8 de julho. O clube taipense de rope skipping – os Molinhas participaram neste campeonato, fazendo deslocar a Oslo 14 dos seus atletas, integrados na seleção da Associação Portuguesa de Rope Skipping, uma comitiva composta por 37 atletas.

Foram disputadas 290 provas nos diversos escalões. Os portugueses participaram em 106 dessas provas, subiram ao pódio por 22 vezes e ficaram em primeiro lugar por oito vezes. As equipas asiáticas, em particular os chineses, dominaram o campeonato na generalidade.

Fundamental para o resultado obtido pelos atletas portuguesas foi a prestação dos Molinhas. Os taipenses ficaram classificados nos três primeiros lugares por 15 vezes, sete delas no lugar mais alto do pódio.

Entre os atletas taipenses destaque-se o desempenho conseguido por Maria José Ribeiro, que esteve oito vezes nos três primeiros lugares, quatro destas em primeiro. Paulo Lima conseguiu destacar-se tendo ficado por sete vezes nos três primeiros lugares, seguindo-se João Vieira e David Silva com seis subidas ao pódio.

Os atletas do clube taipense conseguiram ficar apurados quatro provas nas fases finais, que decorrerem no último dia do campeonato. Conseguiram um terceiro lugar em Double Dutch Pairs Speed 2×60 e ficaram em segundo em Single Rope Speed Relay 4×30. Ambas as provas foram ganhas por atletas chineses.

O treinador Ângelo Santos, que acompanhou a equipa, destacou o facto de vários Molinhas terem batido os seus recordes pessoais nesta competição, embora tal facto nem sempre se tenha traduzido em posições no pódio. As equipas asiáticas (os países que têm rivalizado com Portugal nas provas de velocidade) apresentaram-se ao melhor nível e com resultados “fora de série”, referiu o técnico.

Primeiras classificações

04/07/2019
Single Rope Speed & Power / Single Rope Speed 1×30 / Novice F 13-14
#1: 178 : Maria Ribeiro

Single Rope Speed & Power / Single Rope Speed Relay 4×30 / Junior X 13-14
#1 : 689 : Filipe Tavares; Maria Ribeiro; Diogo Magalhães; Hugo Soares

Single Rope Speed & Power / Single Rope Speed Relay 4×30 / Senior M open
#1 : 792 : Paulo Jorge Carvalho Lima; David Silva; Fernando Ferreira; João Vieira

Junior/Novice Single Rope Freestyle / Single Rope Individual Freestyle / Novice F 13-14
#1 : 4.11 : Maria Ribeiro

05/07/2019
Double Dutch Speed & Power / Double Dutch Speed Relay 3×40 / Senior M 16 and younger
#1 : 722 : Pedro Norton; Miguel Gomes; Miguel Lima

07/07/2019
Senior Double Dutch Single Freestyle / Double Dutch Single Freestyle / Senior M 16 and younger
#1 : 4.32 : Pedro Norton; Miguel Gomes; Miguel Lima