PUB
Escolas ainda se podem inscrever nos Jogos Matemáticos
Escolas ainda se podem inscrever nos Jogos Matemáticos
Sábado, Janeiro 21, 2017

As inscrições de alunos para a 13.ª edição do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, inicialmente previstas até 13 de janeiro, foram prolongadas até ao próximo dia 24 de janeiro.

A Associação Ludus, a Associação de Professores de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Ciência Viva promovem anualmente, desde 2004, o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos. Neste ano letivo, decorre a 13.ª edição do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (CNJM13) e a final terá lugar no dia 24 de março de 2017, no Pavilhão Multiusos, em Guimarães.

A atual edição do campeonato é organizada por docentes do Departamento de Matemática da Universidade do Minho e dos Agrupamentos de Escolas Afonso Henriques, Francisco de Holanda e Escola Secundária de Caldas das Taipas em parceria com o Centro de Ciência Viva de Guimarães, Laboratório da Paisagem, Multiusos e Câmara Municipal de Guimarães.

No CNJM13 disputar-se-ão seis jogos em que poderão participar alunos dos três ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Cada Escola pode inscrever somente um aluno por jogo e por nível de ensino. Para que os alunos possam participar neste campeonato é necessário que, em cada escola, um ou mais professores se responsabilizem pela divulgação dos jogos, bem como pela organização da 1ª fase do campeonato, isto é, pela seleção dos alunos que irão representar a escola.

O CNJM13 encontra-se preparado para receber alunos com baixa visão e cegueira em todos os jogos.
A escola deve efetuar a sua inscrição até ao dia 24 de janeiro, em https://tinyurl.com/cnjm13-inscricoes.

Informamos ainda que paralelamente ao campeonato decorrerá a competição “Inventa o teu jogo”. As informações relativas a esta competição, bem como o cartaz, o livro de regras dos jogos e o regulamento do campeonato, assim como outros documentos relevantes, podem ser encontrados em https://ludicum.org/cnjm/2016-2017-cnjm13, em https://www.apm.pt/portal/index.php e em https://cnjm13.weebly.com.

Informações adicionais sobre o campeonato poderão ser obtidas em cnjm13guimaraes@gmail.com e sobre a competição “Inventa o teu jogo” em inventa.o.teu.jogo@gmail.com.