Secundária das Taipas recebe 750 euros mensais pela cedência de espaços à EB 2,3 da vila
Secundária das Taipas recebe 750 euros mensais pela cedência de espaços à EB 2,3 da vila
Quinta-feira, Novembro 16, 2017

A Câmara Municipal de Guimarães aprovou um protocolo no qual estão previstas as obrigações quer da Câmara, quer da Escola Secundária de Caldas das Taipas, no assegurar das condições para o acolhimento provisório dos alunos da escola EB 2,3.

O executivo vimaranense aprovou, por unanimidade, um protocolo entre a Câmara Municipal e a Escola Secundária de Caldas das Taipas que prevê um pagamento de 750 euros mensais, a partir de dezembro, pela cedência de espaços para o funcionamento dos 5.º e 6.º anos, enquanto não estiverem concluídas as obras do novo estabelecimento do ensino básico.

Como é do conhecimento público, esses alunos já estão a ter as suas atividades letivas na Escola Secundária desde o início do ano letivo, em resultado da demolição da EB 2,3 e da construção do novo equipamento.

No protocolo, aprovado no dia 16 de novembro, ficam claras as obrigações da Câmara Municipal bem como da Escola Secundária. Assim, a Câmara assegura a afetação de pessoal não docente à EB2,3 das Taipas para apoio ao uso dos espaços específicos e para reforço do apoio aos espaços e serviços partilhados, incluindo o serviço de portaria, bem como já referido, a atribuição mensal de uma comparticipação financeira, no valor de 750 euros, destinada a apoiar o aumento de despesas de funcionamento pelo uso das instalações a afetar ao funcionamento diário das atividades letivas dos alunos dos 5º e 6ª anos.

Em contrapartida, tal como já está a acontecer, a Secundária da vila disponibiliza para uso exclusivo da EB2,3, oito salas de aula normais, uma sala específica para a disciplina de Educação Visual e Tecnológica, um bloco de balneários (M/F) para a disciplina de Educação Física, uma sala de trabalho destinada a pequenos grupos para as atividades da Educação Especial e uma sala para a instalação de um gabinete de serviços de apoio (administrativo/direção).

Para além destes espaços, os alunos da EB 2,3 podem usufruir do espaço de convívio dos alunos, do bufete e do refeitório, dos espaços dedicados à prática desportiva, da Biblioteca/CRE, dos espaços de atendimento aos pais e encarregados de educação, da sala de trabalho dos professores e do acesso wireless à internet.