PUB
Escola de Fafião, em Briteiros (St.º Estêvão), será remodelada
Escola de Fafião, em Briteiros (St.º Estêvão), será remodelada
Terça-feira, Janeiro 10, 2017

Escola do primeiro ciclo do ensino básico e jardim de infância beneficiará de obras de remodelação. A intervenção será suportada pelo município de Guimarães.

A Escola de Fafião, em Santo Estevão de Briteiros, deverá beneficiar de obras de remodelação ainda este ano. A promessa partiu do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, durante uma iniciativa de Cantares dos Reis.

A intervenção anunciada por Domingos Bragança prevê preparar as instalações daquela escola do Agrupamento de Briteiros com condições para que seja considerada uma “escola verde”, partindo de uma lógica de eficiência energética do edifício.

Para o Diretor do Agrupamento de Escolas de Briteiros, Fernando Silva, esta é uma intervenção há muito solicitada pelo agrupamento e acredita que, após conclusão, “dará aos alunos e aos profissionais condições mais dignas no seu dia a dia”.

Contactado pelo Reflexo, Fernando Silva aproveita ainda para lembrar que há outras escolas do agrupamento que estão igualmente a necessitar de intervenções, que estarão também a ser programadas pelo município.

Neste caso, a Escola EB1 / JI de Fafião é frequentada por 44 crianças e lá trabalham três docentes e quatro assistentes operacionais. A escola de Fafião existia em Briteiros (Sto. Estêvão) juntamente com a de Real, que entretanto encerrou por falta de alunos.

A data de início da obra não foi divulgada, surgindo apenas a garantia de que será ainda durante este ano. Do caderno encargos farão parte a substituição do telhado, a requalificação da área desportiva e a instalação de um parque infantil.

O edifício será ainda preparado para acolher a valência de actividades de tempo livres (ATL) e um novo refeitório. As salas de aula deverão ainda ser equipadas com quadros electrónicos interactivos.

Foto DR