Escola da Charneca lança livro infantil que é um roteiro da vila das Taipas
Sexta-feira, Junho 21, 2019

A ideia foi desenvolvida durante os últimos dois anos na escola EB1 da Charneca e o resultado foi publicado no dia da vila de Caldas das Taipas.

Quinta-feira, 19 de junho, Dia da Vila de Caldas das Taipas, os alunos e professores da escola EB1 da Charneca davam as boas vindas aos convidados que apareciam para ficar conhecer o livro “Taipinhas mostra a sua vila”. Uma história infantil, criada pelos alunos do 4.º ano daquela escola.

A apresentação decorreu na biblioteca daquela escola, inaugurada há cerca de um ano. Elsa Gomes, professora e coordenadora da escola descreveu o percurso de criação e desenvolvimento do livro, nos últimos dois anos.

A partiu de um desafio lançado pela Casa da Memória de Guimarães, em que o tema a desenvolver seria sobre cartografia. A partir de uma maquete, construída em papel pluma, os alunos assinalaram a localização de alguns dos pontos de interesse da vila das Taipas.

Esse projeto passou por um conjunto de visitas aos vários locais, onde os estudantes foram anotando algumas das características e factos históricos associados a cada um deles. Foi com base nessas notas que, além da maquete, surge a ideia de elaborar um pequeno livro, que funcionasse também como um roteiro da vila.

Pelo caminho foi necessário ainda recolher alguns apoios. Neste processo Cristina Araújo, que lançou recentemente um outro livro, acabou por ficar encarregue das ilustrações que acompanham a obra, ajudada pelos alunos do 3.º ano. A personagem principal é uma colher e as empresas de cutelaria acabaram naturalmente por se associar também a esta ideia.

Durante o lançamento, foram os próprios alunos que, através da leitura do texto, deram a conhecer aos presentes a sua perspetiva sobre o património da vila. Na sessão estiveram presentes representantes da comunidade escolar, da autarquia municipal e da freguesia e das empresas que apoiaram a edição do livro.