PUB
Escola da Charneca galardoada com Bandeira Verde pelo 6º ano
Escola da Charneca galardoada com Bandeira Verde pelo 6º ano
Segunda-feira, Dezembro 16, 2019

É o sexto ano em que a escola da Charneca é galardoada com a Bandeira Verde, em resultado de um trabalho de implementação das medidas contempladas no Programa Eco Escolas.

O hastear da bandeira decorreu a 13 de dezembro, num dia aberto à comunidade com uma feirinha de Natal do 4.º ano, que contou com a presença do Diretor do Agrupamento, da Associação de Pais e da Junta de Freguesia. Um dos momentos marcantes desta sessão foi a canção interpretada pelas crianças cujo refrão aponta para a defesa do ambiente: “A terra é nossa quem vai permitir que alguém se lembre de a destruir”.

Com este tipo de intervenção de cidadania ativa e pro ativa, a escola da Charneca pretende envolver os alunos, direção do agrupamento, educadoras, professoras, assistentes operacionais, pais, junta de freguesia e entidades convidadas, no desenvolvimento da consciência de que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o ambiente global.

A coordenadora do projeto Eco Escola da EB da Charneca, Ana Isabel Domingues, afirma que este tipo de projetos permite aos jovens alunos começarem a habituar-se a participar nos processos de decisão e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia a dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária.