Equipa de veteranos do Taipas ajuda a manter a forma física
Equipa de veteranos do Taipas ajuda a manter a forma física
DR
Sábado, Março 9, 2019

Promover o convívio e a amizade e levar o nome do Clube Caçadores das Taipas pelo país fora, é o que move os cerca de três dezenas de ex-atletas que integram a equipa de veteranos taipense.

Com uma Direção constituída por Manuel Ribeiro, Cesário Silva e César Duque, um dos princípios basilares deste grupo de amigos, para além de jogar futebol, é o de, com a sua prática, permitir que se mantenha uma atividade desportiva regular estabelecendo, ao mesmo tempo, laços de amizade e convívio entre todos os intervenientes. A equipa existe e está organizada “por trabalho e mérito do Sr. Camilo Ribeiro, ex-jogador, ex-treinador ex-director e ex-presidente do C.C.Taipas, que, mesmo com a provecta idade que ostenta, continua a acompanhar e a pertencer aos veteranos como fundador e presidente honorário”, dizem os nossos interlocutores.

Apesar de existir um campeonato de veteranos devidamente oficializado, o Taipas não participa nele. A opção recaiu pela realização de jogos informais entre equipas amigas. Todos os anos se repetem jogos contra as mesma equipas mas, também, há sempre equipas novas a defrontar.

Os jogos são habitualmente realizados a duas mãos e, na maioria das vezes, para além do convívio proporcionado pelo próprio jogo, a partida termina com as duas equipas a confraternizar à mesma mesa. Este convívio, também é realizado a “duas mãos”, em casa e fora, e a equipa da casa habitualmente suporta a despesa dos convidados.

Os taipenses jogam com equipas de veteranos de clubes como o Gil Vicente, Melgacense, Ponte, Vitória, Joane, Maria da Fonte, Macedo Cavaleiros, Régua e Fafe, entre outros.

O facto de alguns dos elementos que integram esta equipa não terem sido atletas do Clube, não atrapalha os seus responsáveis que dizem que “a não ser assim, não havia gente suficiente para formar uma equipa. É um problema generalizado, que não se passa só com o Taipas.”

A única ligação e apoio do Clube Caçadores das Taipas, para além da utilização do nome do Clube, prende-se com a cedência do campo de jogos, sempre que isso não interfere com as competições a realizar pelo Clube. “Dentro das nossas possibilidades, como aconteceu em Novembro aquando a celebração do 95º aniversário do Clube, apoiamos com um donativo o CC Taipas. Estamos a pensar fazer o mesmo no final de época”, referem os responsáveis pela equipa.

Para suportar todas as despesas inerentes ao funcionamento da equipa, como o pagamento dos jantares das equipas adversários, deslocações para jogos e equipamentos, todos os atletas contribuem com 10 euros mensais. Outra fonte de receita são os sorteios realizados durante os jantares e o apoio de alguns patrocinadores.

Um dos objetivos deste novo grupo de responsáveis pela equipa de veteranos taipense é o de reunir condições para a realização de uma digressão a uma localidade no estrangeiro, onde possam conviver com emigrantes da nossa região.