PUB
Encerramento das Olimpíadas Seniores de Guimarães contou com 700 idosos
Encerramento das Olimpíadas Seniores de Guimarães contou com 700 idosos
© Direitos Reservados
Terça-feira, Julho 10, 2018

Programa de treino funcional dirigido à população sénior, que teve o seu início no mês de janeiro de 2018, encerrou o primeiro ciclo de atividade. Em 1200 horas de prática desportiva envolveram-se um milhar de idosos de 38 instituições de apoio social.

O encerramento das Olimpíadas Seniores decorreu terça-feira, 10 de julho, no Multiusos de Guimarães. O fecho deste programa dirigido à população idosa de Guimarães, contou 700 participantes, de 38 instituições do concelho.

Este projeto partiu da iniciativa de Hélder Silva e a ideia teve o acolhimento e o apoio da autarquia vimaranense. As Olimpíadas Seniores consistiram num programa de treinos funcionais adaptados à população sénior, durante os meses de janeiro a junho e mais de 1200 horas de prática desportiva.

De acordo com o responsável, esta é uma forma de intervir junto de uma comunidade que se encontra muitas vezes mais desprotegida e isolada. O coordenador do projeto defende que este é “um caminho novo a seguir”.

Também a vereadora municipal responsável pelo domínio da política de ação social do concelho de Guimarães enalteceu o projeto sublinhando os resultados que se conseguiram obter. De acordo com Paula Oliveira, esta é uma forma de garantir melhor qualidade de vida e saúde à população mais idosa.

Sendo uma forma que estimula a interação interpessoal, é também uma forma de combater o isolamento em que muitos destes cidadãos se encontrariam, caso nada se fizesse, concluiu Paula Oliveira.