PUB
Eleições Presidenciais 2021: este domingo é dia de ir a votos
Eleições Presidenciais 2021: este domingo é dia de ir a votos
Sábado, Janeiro 23, 2021

Os portugueses são este domingo chamados às urnas tendo em vista a eleição para o Presidente da República. Um ato eleitoral diferente, que acontece em tempo de pandemia com o país em confinamento geral e estado de emergência.

As urnas estarão abertas entre as 8 horas e as 19 horas de domingo, sendo que em Caldas das Taipas as seis secções de voto serão instaladas na Escola do Pinheiral. Nos cadernos eleitorais constam 5903 eleitores em Caldelas, sendo que em Guimarães podem votar 143.085 pessoas.

A Junta de Freguesia já está a trabalhar na preparação do ato eleitoral, adotando as medidas necessária para fazer face à pandemia, nomeadamente criando um circuito de entrada e posterior saída do edifício e colocação de sinalética. Enquadrado também nesta medida os elementos das mesas de voto foram testados à Covid-19, conforme anunciou a Câmara Municipal de Guimarães.

É solicitado aos eleitores que usem máscara, como não poderia deixar de ser, assim como a desinfeção das mãos à entrada e à saída do edifício, manutenção da distância de segurança e usar uma esferográfica própria, para que não haja partilha.

 

Seis secções de voto em Caldelas

Tal como já foi referido, em Caldelas serão instaladas seis secções de voto, sendo a distribuição feita por ordem alfabética. Pode consultar a sua secção de voto por SMS (enviando um sms grátis para o 3838 com a mensagem “RE (espaço) número de CC/BI (espaço) data de nascimento=aaaammdd”) ou pela internet (portal http://recenseamento.mai.gov.pt).

A Junta de Freguesia de Caldelas já divulgou nas reses sociais a distribuição das secções:

Secção 1:

do eleitor    ABEL DA SILVA MIRANDA
ao eleitor    BRUNO RAFAEL DA SILVA MARTINS

Secção 2:

do eleitor    BRUNO RAFAEL RIBEIRO DA COSTA
ao eleitor    FLÁVIO MIGUEL GONÇALVES MENDES

Secção 3:
do eleitor    FLORIAN AUGUSTO RIBEIRO
ao eleitor    JOSÉ LUÍS MONTEIRO

Secção 4:
do eleitor    JOSÉ LUÍS PEREIRA GOMES
ao eleitor    MARIA DAS DORES DA SILVA PEREIRA

Secção 5:
do eleitor    MARIA DAS DORES FERNANDES DIAS
ao eleitor    PATRÍCIO MANUEL DA SILVA FERREIRA

Secção 6:
do eleitor    PAULA ADELAIDE DE FREITAS FERREIRA
ao eleitor    ZULMIRA GUIMARÃES FERREIRA DA SILVA

 

Oito em quem votar, mas apenas sete candidatos

A votos vão sete candidatos à presidência da república. Marcelo Rebelo de Sousa, atual presidente, recandidata-se ao cargo, tendo como oponentes Marisa Matias, Tiago Mayan Gonçalves, André Ventura, Vitorino Silva, João Ferreira e Ana Maria Gomes.

Apesar de se apresentarem a sufrágio sete candidatos no boletim e voto consta um oitavo nome, Eduardo Batista, que apresentou a sua candidatura, mas acabou por não a conseguir formalizar numa fase em que os boletins já estavam impressos.