PUB
Edição 64 do jornal da Secundária das Taipas distribuído em pdf por toda a comunidade educativa
Edição 64 do jornal da Secundária das Taipas distribuído em pdf por toda a comunidade educativa
Terça-feira, Março 31, 2020

Já está a circular a edição do 2.º período do jornal Trigal da escola secundária da vila.
O destaque vai naturalmente para a suspensão das aulas presenciais a partir do dia 13, uma sexta-feira, que levou a comunidade educativa a adaptar-se a um regime de aulas não presencial a partir do dia 16 de março, uma segunda-feira.

Ao longo de seis páginas, surgem os relatos de alunos, professores e encarregados de educação a dar conta da nova realidade e o que foi sendo feito durante as duas semanas em casa, até à interrupção das atividades letivas do 2.º período.

Realce, ainda, para as visitas de estudo, para a 1.ª Feira da Ciência, para a Semana das Línguas (com destaque para as quase 70 equipas constituídas por quatro elementos que participaram no Peddy Paper), para o Parlamento dos Jovens e ainda para uma entrevista com Sofia Ferreira, vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Guimarães, sobre as alterações climáticas.

O jornal Trigal surgiu em 1998/1999, tendo a sua primeira edição ocorrido em janeiro de 1999. Após 20 anos de existência e 64 edições, o Trigal continua o seu percurso, como referem os seus responsáveis, “caminho traçado numa aposta do uso crítico, responsável e criativo do jornal, visto como um instrumento de cidadania e de liberdade de expressão. Por outro lado, o jornal tem contribuído para a construção identitária da escola. O Trigal pretende ainda potenciar a produção de conteúdos que possam vir a ser utilizados em contexto de aprendizagem e promover uma abordagem atual e dinâmica do mundo atual.

Pela primeira vez, desde o seu primeiro exemplar em 1999, o jornal não foi publicado em papel. Tal, explica-se pelo facto de os alunos e professores não se encontrarem na escola. No entanto, a escola decidiu avançar com a sua edição em pdf, que acabou por ser distribuído por todos os professores, alunos, pessoal não docente e pais e encarregados de educação.

Caso pretenda receber esta edição em pdf, basta enviar esse pedido para jornal.trigal@esct.pt