PUB
Divulgação científica e tecnológica junta rede de equipamentos em semana temática
Segunda-feira, Novembro 21, 2016

Começa hoje a Semana da Ciência & Tecnologia com o objectivo de mostrar a produção científica ao público. Há actividades na Escola Secundária das Taipas, no Centro Ciência Viva de Guimarães e em várias escolas da UMinho.

A rede de Centros Ciência Viva assinalam durante os próximos dias a Ciência & Tecnologia, com um conjunto de actividades que se estenderá às instituições científicas, às universidades, escolas e museus. O objectivo da Semana da Ciência & Tecnologia é proporcionar ao público oportunidades de observação da produção científica.

Em Guimarães, o Curtir Ciência – Centro de Ciência Viva preparou um programa diversificado, para todos os dias da semana. Também a Escola Secundária de Caldas das Taipas preparou um programa, do qual já demos notícia aqui.

As propostas do Centro de Ciência Viva são suficientemente abrangentes para interessar a todos os públicos. O programa da semana começa no dia 22, entre as 14 e as 17, altura em que decorrerá uma mostra de robótica. Para esta mostra, foram lançados desafios aos clubes de robótica das escolas secundárias, que mostrarão nesta altura as suas descobertas.

A Feira da Ciência acontecerá durante três dias – 23 a 25 de Novembro. Com esta actividade o Centro Ciência Viva será transformado num laboratório, onde serão feitas várias demonstrações em área como a Química, Física ou Biologia. Esta Feira de Ciência é dirigida ao público escolar, mas será aberta ao público.

Para o dia 26 de Novembro foi agendada uma oficina sobre velas aromáticas que se encontra já esgotada. O Centro Ciência Viva de Guimarães irá preparar uma nova sessão, em data ainda a anunciar. Esta oficina será um desafio à criatividade na arte de fazer velas aromáticas artesanais que podem ser usadas para aromatizar as casas ou para oferecer.

Dentro do programa do Curtir Ciência, destaca-se a actividade a desenvolver na Casa da Criança de Guimarães que, durante a tarde, receberá um conjunto de experiências científicas, num intercâmbio entre as duas instituições da cidade.

Em Braga, está envolvida a Casa da Ciência de Braga, que organizará uma observação astronómica no planetário da Casa da Ciência, no dia 25, pelas 22 horas.

A Universidade do Minho tem várias propostas, que estão igualmente integradas na Semana da Ciência & Tecnologia. A Escola de Ciência propõe uma reflexão sobre os microrganismos, com a actividades “Ciência Acontece – O Mundo é dos Pequenos”. Será na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, dia 26, às 10 horas.

O Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho promove o CEB na Escola, que levará às escolas secundárias de Braga alguns dos seus investigadores mais conceituados para partilharem o seu conhecimento e a sua experiência científica. Será no dia 23 de Novembro, a aprtir das 14.30 horas.