PUB
Dia Laranja assinalado em Guimarães
Dia Laranja assinalado em Guimarães
Quinta-feira, Novembro 23, 2017

Assinala-se esta sexta-feira 24 o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres com várias iniciativas no centro da cidade de Guimarães mas também na vila de Caldas das Taipas.

Irá assinalar-se em Guimarães, durante todo o dia de sexta-feira, 24 de novembro o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Um conjunto de iniciativas visam assinalar a data de uma forma simbólica, ao mesmo tempo que se procurará sensibilizar a população para o problema social da violência doméstica.

O programa das iniciativas terá início pela manhã, com a participação de um grupo de alunos da Escola Secundária Francisco de Holanda, que irão desenvolver nas ruas uma ação de sensibilização e informação. Os mesmo alunos programaram aproveitaram o facto de ser dia de feira na cidade para programarem um falsh mob (um encontro espontâneo de pessoas) nas imediações do recinto. Irá seguir-se uma marcha silenciosa subindo a Avenida Conde Margaride e irá repetir-se o fash mob junto à Escola Francisco de Holanda.

Ainda da parte da manhã, às 11.30 horas, na Alameda de S. Dâmaso, será apresentada pelo grupo de teatro Azul Different o espetáculo “BASTA!”, versando a temática da violência contra o ser humano, com especial destaque para a violência doméstica.

O Dia Laranja, ou Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres foi criado pela Assembleia Geral da ONU em 1999, depois de a 25 de novembro de 1960 três ativistas políticas da República Dominicada terem sido brutalmente assassinadas a mando do ditador Rafael Trujillo.

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Desincoop, Câmara Municipal de Guimarães, Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, ACIG, Centro Social Nossa Senhora do Carmo, Delegação de Guimarães da Cruz Vermelha, Cercifaf, ARRIVA e Guarda Nacional Republicana.