PUB
Dia do Autismo evocado em Guimarães
Dia do Autismo evocado em Guimarães
© Direitos Reservados
Domingo, Abril 2, 2017

Fim de semana assinalado pela adesão ao movimento “Light It Up Blue”. Município de Guimarães associa-se ao Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, com fachada da Câmara iluminada pela cor azul

A cor azul identifica o movimento “Light it up Blue” (Iluminar de Azul), ao qual a Assembleia Geral das Nações Unidas se associou em 2008, passando o dia 2 de abril a ser considerado como o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo.

Guimarães associa-se a esta data pelo quarto ano consecutivo. Simbolicamente, a fachada do Convento de Santa Clara, onde estão situados os serviços da Câmara Municipal de Guimarães, vai estar iluminada com a cor azul este domingo, dia 2 de abril (também o esteve durante o sábado), alertando, desta forma, para a importância do diagnóstico e da intervenção precoce.

O autismo é uma perturbação neurobiológica complexa que influencia a comunicação, o comportamento e as relações sociais, sendo uma fonte de preocupação crescente no domínio da saúde pública a nível mundial, dado que afeta cerca de 67 milhões de pessoas no mundo.

A Escola Secundária de Caldas das Taipas também se associa a esta campanha promovida em Portugal pela Federação Portuguesa de Autismo e desenvolvida a partir da maior organização americana de autismo – a Autism-Europe e Autism Speaks. Não podendo assinalar a data no próprio dia (domingo), convida toda a comunidade escolar a apresentar-se na escola, no dia 3 (segunda-feira), com uma peça de roupa de cor azul.