“Desporto para Todos”: PSD desafia Câmara a aprovar proposta da oposição
“Desporto para Todos”: PSD desafia Câmara a aprovar proposta da oposição
Terça-feira, Junho 19, 2018

Pagamento da inscrição federativa de todos os atletas de formação, do seguro desportivo e dos exames médico-desportivos. São as três premissas da promessa “Desporto para Todos” que a Coligação Juntos por Guimarães apresenta à votação na reunião de Câmara da próxima quinta-feira. O desafio está lançado: que o executivo aprove uma medida proposta pela oposição.

Segundo o vereador sem pelouro, Ricardo Araújo, a medida custaria cerca de 300 mil euros, uma conta feita por cima, se for levado em consideração os custos dos cerca de 2800 atletas de formação federados do futebol. Argumentou ainda que esta medida “altera o paradigma do relacionamento entre município e os atletas”: “permite aumentar o número de atletas, diversificar modalidades”, “sendo uma ambição antiga dos clubes de Guimarães”. O objetivo último, evidencia, é que “ninguém deixe de praticar desporto por constrangimentos financeiros”.

Por outro lado, Ricardo Araújo sublinhou ainda que o valor – os 300 mil euros – “é mais ou menos” o mesmo montante do reforço de verba recentemente atribuído à cooperativa municipal Tempo Livre, que gere alguns dos equipamentos desportivos da autarquia.

Já André Coelho Lima, ex-candidato à Câmara de Guimarães e vereador do PSD, disse que é uma das prerrogativas dos vereadores sem pelouro apresentar propostas: “Coerência e consequência”: é uma “proposta que foi apresentada aos eleitores [esteve na plataforma de candidatura da Coligação Juntos por Guimarães]” e “devemos estar obrigados a apresentar o que propusemos”.

Dos vereadores socialistas, espera que votem “de acordo com a convicção de cada um”. Para além de ser “uma proposta que faz equivaler Guimarães a outros municípios da região”, “é um desafio direto e frontal, que engrandece a democracia, se formos capazes de reconhecer razão nas propostas, independentemente da sua proveniência”, frisou o vereador.