PUB
É definitivo: Escola Hotel vai para a Casa do Costeado
É definitivo: Escola Hotel vai para a Casa do Costeado
Quinta-feira, Maio 25, 2017

São três hectares de terreno que serão reabilitados com a instalação da Escola Hotel do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave na Casa do Costeado, na Cruz de Pedra. O presidente de Câmara, Domingos Bragança, faz o anúncio esta manhã, à margem da reunião do executivo municipal.

O edil explicou que é a autarquia que vai adquirir o imóvel e que vai ser a responsável pela reabilitação do espaço, depois de um acordo estabelecido com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A obra vai ser financiada “por fundos comunitários com apoios do Turismo de Portugal”, sublinhou Domingos Bragança, para quem o grande objetivo passa por requalificar a zona da Cruz de Pedra.

É intenção do presidente “estender, do ponto de vista do urbanismo, a cidade”. “Pretendemos regenerar a Caldeiroa, a Rua de Liberdade, Rua de Camões, a Cruz de Pedra, e fazer ligação ao Salgueiral, Multiusos e Cidade Desportiva”, reforçou.

Domingos Bragança prometeu que “há toda a sensibilidade” dentro da Câmara no sentido de recuperar o jardim histórico – de harmonia geométrica que terá sido concebido pelo maior horticultor do século XIX, José Marques Loureiro – que envolve aquele imóvel e que é uma referência para os amantes das camélias em todo o mundo.

“Magnífico imóvel com 26.009 m2 de terreno e de arquitectura solarenga, com notável testemunho da presença senhorial e do consequente pendor agrícola que ao longo dos séculos caracterizou a região. A propriedade é composta por um conjunto de várias construções. A casa senhorial dispõe de características arquitectónicas que remontam aos inícios do século XVIII e em 1948 foi parcialmente destruída por um incêndio. Destinada a habitação, é constituída por três pisos, contígua ao antigo celeiro e construções anexas destinadas a garagem, casa do guarda e apoio à actividade agrícola. No terreno envolvente estão localizados três jardins de japoneiras, árvores de bom porte e terreno de cultivo com três poços de apoio. Existem ainda nove pequenas casas de construções antigas destinadas a também a habitação.”

Esta é a descrição da imobiliária responsável pela transacção do imóvel, que está à venda por 1,650,000 euros.