De Posto Médico das Taipas, a Biblioteca e Sede da Junta (1958-2001)
Quinta-feira, Fevereiro 2, 2017

A 26 de setembro de 1958, era inaugurado o Posto Clínico mandado construir pela Federação das Caixas de Previdência. Nesta cerimónia presidiu o Ministro das Corporações, Dr. Veiga de Macedo, que realizou o corte simbólico da fita, onde rodeado por várias entidades e pela população local procedeu à inauguração deste importante equipamento localizado na Avenida da República. O presidente da Câmara de Guimarães, Dr. José Maria Castro Ferreira deu as boas-vindas ao Ministro das Corporações. De seguida, o Vice-Presidente da Federação das Caixas de Previdência, Dr. Fernando Moreira Ribeiro analisou a ação dos postos clínicos destinados aos trabalhadores. O Presidente da Junta de Freguesia de Caldelas, José de Oliveira saudou o ministro e no seu discurso pôs em evidência o alto significado da nova construção e da finalidade do posto médico. Além das entidades oficiais, segundo a imprensa local e nacional tomaram parte neste ato, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas e a Banda das Taipas. Nesse mesmo dia, seriam inaugurados igualmente os postos clínicos de Caldas de Vizela e de Ruães (freguesia Mire de Tibães).

Em 2001, este edifício foi reabilitado, readaptado e restaurado, segundo conceção da arquiteta Teresa Costa. A empreitada foi adjudicada pela empresa construtora José Salgado Leite. O projeto do imóvel, procurou interligar a filosofia do espaço existente, à sua nova função de biblioteca de leitura pública (pólo da Biblioteca Municipal Raúl Brandão) e de sede de Junta de Freguesia de Caldelas.

No rés-do-chão localiza-se a sede da Junta local com os respetivos gabinetes de trabalho, sala de reuniões da Assembleia de Freguesia e posto de atendimento ao público. No piso superior situa-se o pólo da Biblioteca Raúl Brandão onde o visitante pode percorrer livremente num ambiente repleto de funcionalidade e de acesso facilitado a sala de leitura que inclui um acervo documental de cinco mil espécimes disponibilizado em diversos suportes: periódico, livro, vídeo, disco compacto, CD-Rom e internet.

A cerimónia de reinauguração oficial do edifício decorreu a 3 de dezembro de 2001, sendo presidida pelo Secretário de Estado Dr. Carlos Zorrinho, adjunto do Ministério da Administração Interna, tendo prestado guarda de honra uma formação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Taipas. No exterior do imóvel, o Secretário de Estado, o Presidente da Câmara Municipal e o Presidente da Junta de Caldelas descerraram uma placa comemorativa do evento. Já no interior, o Rev. Padre Agostinho Ribeiro, pároco de S. tomé de Caldelas, efetuou a bênção dos novos equipamentos culturais. De seguida, as técnicas da biblioteca realizaram aos convidados e a toda a população local presente, uma visita guiada pelas diversas áreas da biblioteca. Na entrada da biblioteca podia-se observar uma pequena exposição monográfica/fotográfica de interesse para o estudo da localidade e que constituem parte do seu fundo local. No final, foi servido a todos os convidados e à população local um almoço de confraternização no largo Conde de Agrolongo, com o acompanhamento do rancho folclórico de Silvares e de um agrupamento musical.

Este posto médico inaugurado há 59 anos, que ao longo de décadas serviu a população das Taipas e arredores na área da saúde, conseguiu atravessar o tempo, mantendo viva a funcionalidade do seu espaço, constituindo ainda hoje uma referência arquitetónica nesta vila.