Crianças do pré-escolar do Centro Social realizam caminhada ecológica
Crianças do pré-escolar do Centro Social realizam caminhada ecológica
© Direitos Reservados
Quarta-feira, Outubro 10, 2018

O Centro Social das Taipas põe em marcha o seu projeto educativo para o corrente ano letivo, com uma iniciativa dedicada ao ambiente, envolvendo as crianças dos 3 aos 5 anos. A ideia também é que os adultos aprendam com eles.

As crianças dos três aos cinco anos de idade do Centro Social das Taipas irão realizar na próxima sexta-feira, 12 de outubro, uma caminhada com o objetivo de sensibilizar e capacitar os mais novos, em idade pré-escolar, para a importância dos recursos hidrológicos e a necessidade da limpeza dos espaços e dos rios.

A Caminhada Ecológica irá ser feita ao parque de lazer da vila de Caldas das Taipas a partir das 10 horas. Um conjunto de atividades estão reservada para aquele dia. Durante a caminhada os miúdos irão fazer-se notar, já que transportarão consigo símbolos alusivos à reciclagem.

Já no parque de lazer, será efetuada uma observação orientada pela zona ribeirinha. As crianças assistirão à recolha de uma amostra de água, que será posteriormente analisada e irão refletir sobre vários temas relacionados com a sustentabilidade ambiental.

A crianças do pré-escolar irão selar um compromisso, em que se vão assumir como “Guardiões da Natureza”. Com este título as crianças assumem como compromisso estar mais atentas à questões relacionadas com a proteção do meio ambiente.

Carla Capela, porta-voz da equipa pedagógica do Centro Social das Taipas, explica que, ao protegerem as plantas, ao respeitar os espaços verdes e economizar os recursos naturais, as crianças estão a adotar elas próprias comportamentos responsáveis ao mesmo tempo que dão exemplo aos seus amigos e familiares.