PUB
COVID 19
Quinta-feira, Abril 16, 2020

 

Nestes tempos de incerteza em que nos encontramos, aqui ficam alguns números referentes a esta pandemia, exclusivamente da área geográfica que fazia parte do ex- Centro de Saúde das Taipas (Ponte, Taipas e Ronfe) e que são vigiados pelos respetivos médicos de família. Não estão aqui incluídos os que estão internados ou que são vigiados pela Saúde Pública.


Dos 253 testes realizados, 145 foram negativos e 90 positivos, aguardando o resultado 18 utentes. Dos conhecidos, a percentagem de positividade foi de 38,3%.

Ao contrário do que possa transparecer das notícias, os casos positivos na nossa área geográfica pertencem aos grupos etários ativos, isto é, ainda em idade de trabalhar, sendo que o grupo etário mais representado está na faixa etária dos 51-60 anos com 22 casos.

As mulheres têm 66,3% dos casos positivos.

É sabido, no entanto, que os homens são os que morrem em maior número, por um lado porque as mulheres são, na verdade, o “sexo forte” e por outro lado, pela provável existência de mais fatores de risco nos homens, nomeadamente as doenças associadas ao tabagismo e consumo de álcool.

Prevenção da doença: isolamento social e etiqueta respiratória, como dissemos em artigo anterior.

 

Carlos Salazar | USF de Ronfe | 15 de abril de 2020