PUB
Covid-19: Visita Pascal não se vai realizar e a catequese encontra-se suspensa
Covid-19: Visita Pascal não se vai realizar e a catequese encontra-se suspensa
Bruno José Ferreira
Quinta-feira, Março 12, 2020

A tradicional Visita Pascal não se vai realizar este ano como medida preventiva relativamente à propagação do vírus Covid-19.  A Paróquia de Caldas das Taipas seguirá as diretrizes da Arquidiocese de Braga, confirmou o pároco de Caldelas, José Agostinho Ribeiro, ao Reflexo.

Em comunicado a Arquidiocese de Braga deu conhecimento das medidas a tomar, manifestando interesse “na contenção do coronavírus”, prometendo “lutar arduamente contra todas as fontes possíveis de contágio”. As paróquias vizinhas estão também a seguir as recomendações do Arcebispo D. Jorge Ortiga.

Assim sendo, as principais medidas são a suspensão da catequese e várias reuniões de grupos de jovens, não realização da Visita Pascal. “No Domingo de Páscoa, na segunda-feira de Páscoa ou no Domingo de Pascoela, o “Compasso” ou “Visita Pascal”, mesmo tendo presente a enraizada tradição das comunidades da nossa região, não se irá realizar”, pode ler-se.

Para já as eucaristias ainda não foram suspensas, mas caso seja necessário será seguido esse caminho ou então recorrendo-se às novas tecnologias, tais como “acompanhar a eucaristia através da televisão, internet ou da rádio”. Para já, mantendo-se a realização das eucaristias, é solicitado que haja especial cuidado, nomeadamente: “comunhão na mão, a comunhão por intinção dos sacerdotes concelebrantes, a omissão do gesto da paz e o não uso da água nas pias de água benta”.