PUB
Covid-19: PSD sugere criação de um Gabinete de Crise Intermunicipal
Covid-19: PSD sugere criação de um Gabinete de Crise Intermunicipal
© Direitos Reservados
Terça-feira, Março 17, 2020

Bruno Fernandes, presidente da comissão política da secção de Guimarães do Partido Social Democrata (PSD), sugeriu a criação de um Gabinete de Crise Intermunicipal no âmbito da CIM do Ave, com o intuito de fazer frente às previsíveis consequências da pandemia na economia do concelho.

Tal medida foi transmitida diretamente a Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, numa conversa telefónica mantida com o edil vimaranense. “Se é verdade que a principal preocupação neste momento se foca na saúde dos vimaranenses e por esse motivo estamos totalmente solidários com as medidas adotadas pela autarquia, preocupa-nos muito as consequências deste problema no setor produtivo e no turismo de Guimarães”, afirma Bruno Fernandes.

O líder do PSD em Guimarães prevê que setores como a indústria têxtil, do calçado, e mesmo o turismo sofrerão graves consequências, com um impacto fortíssimo a nível social, pelo que recomenda uma concertação mais abrangente a nível do Vale do Ave, em articulação com a CIM do Ave.

Na mesma conversa Bruno Fernandes deu conta da sua concordância com medidas que limitem ao mínimo indispensável os contactos sociais, demonstrando também preocupação com a capacidade de resposta do Hospital Senhora da Oliveira. O presidente do PSD em Guimarães manifestou mesmo desejo que sejam criadas respostas, preparando equipamentos do município para receber infetados, caso se justifique.

Bruno Fernandes termina deixando um reconhecimento de incentivo aos profissionais de saúde, fazendo ao mesmo tempo um apelo para que os vimaranenses cumpram escrupulosamente as recomendações das autoridades, na medida em que mais do que reagir ao problema é necessário prever o pior cenário de forma a estarmos preparados.