PUB
Covid-19: município reforça fundo de maneio da Divisão de Ação Social
Covid-19: município reforça fundo de maneio da Divisão de Ação Social
Bruno José Ferreira
Quinta-feira, Abril 30, 2020

O executivo vimaranense, que irá reunir por videoconferência em reunião de câmara na próxima segunda-feira, vai analisar e votar uma proposta de reforço do fundo de maneio da Divisão de Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães, de forma a dar resposta à pandemia Covid-19.

Este fundo, 3mil euros por mês, foi criado para acorrer ao pagamento de apoios com caráter de urgência, mas o município faz saber que tal verba se tem revelado “insuficiente para responder às situações emergentes de carência económica” que têm aumentado diariamente.

Assim sendo, a Câmara Municipal de Guimarães propõe o reforço deste fundo de maneio em mais 2mil euros por mês, o que perfaz um total de 5mil euros. Este reforço está previsto até ao fim do ano, o que acresce 16mil euros ao valor total deste compromisso camarário.

“Considerando que a Organização Mundial de Saúde qualificou a emergência de saúde pública ocasionada pela doença COVID-19 como uma pandemia internacional e que esta constitui uma ameaça comum e global que exige de todas as entidades a máxima responsabilidade e solidariedade, afigura-se prioritária a tomada de medidas excecionais para apoiar as famílias”, pode ler-se na proposta que vai ser votada pelos vereadores.