PUB
Covid-19: município pretende envolver a cultura no processo de desconfinamento
Covid-19: município pretende envolver a cultura no processo de desconfinamento
Direitos Reservados
Quarta-feira, Maio 20, 2020

A Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Guimarães pretende envolver a vertente artística e cultural no processo de desconfinamento da pandemia Covid-19, estando em busca de abordagens criativas para reestabelecer laços de confiança entre artistas, público e comunidade.

Dessa forma, o município irá “contratar projetos de criadores vimaranenses, individuais ou coletivos, nas diferentes áreas artísticas mediante a seleção de um máximo de 10 projetos, com um valor global não superior a 50 mil euros”, informa a Câmara Municipal em comunicado.

O objetivo é criar um programa de trabalhos de comunidade e atividades culturais que se possam adequar às circunstâncias atuais, em que grande parte da população está em confinamento e com necessidade de manter distanciamento social.

Para integrar este programa “serão valorizados os projetos que contemplem a cocriação comunitária e os processos colaborativos de criação e que permitam devolver a proximidade analógica em detrimento da virtual, garantindo todas as condições de saúde pública e segurança dos intervenientes”, informa o município.

As propostas podem ser entregues até ao dia 5 de junho em formato digital, sendo “admitidas propostas de artistas ou coletivos artísticos sedeados em Guimarães, ou que desenvolvam a sua atividade maioritariamente em Guimarães, em todas as áreas artísticas”.