PUB
Covid-19: centro de vacinação em funcionamento com “mensagem de tranquilidade”
Terça-feira, Fevereiro 23, 2021

Esta terça-feira entrou em funcionamento o Centro de Vacinação contra a Covid-19 implementado no Pavilhão Multiusos de Guimarães, uma estrutura que funciona sob a tutela do ACES Alto Ave em cooperação com o município.

Depois de numa primeira fase terem sido vacinados profissionais de saúde, lares e forças de segurança, agora é a vez de utentes com mais de oitenta anos e utentes com mais de cinquenta anos, mas com comorbidades associadas.

Novais de Carvalho, presidente do ACES esteve no Pavilhão Multiusos a acompanhar o início desta nova fase de vacinação, passando uma “mensagem importante de tranquilidade”, assegurando que “há vacinas para todos”.

“Estamos perante uma fase importante porque são pessoas mais suscetíveis: utentes com mais de oitenta anos, começámos dos mais velhos para os mais novos, e também os utentes com mais de cinquenta anos com comorbidades. Guimarães é um concelho com muitos utentes nestas condições, a rondar os onze mil, vamos fazer uma média de quinhentas vacinações diárias, sendo que a capacidade para fazer mais existe, caso haja mais vacinas ou necessidade de acelerar a vacinação”, referiu Novais de Carvalho.

Estão a ser administradas duas vacinas diferentes, da AstraZeneca e da Pfizer, sendo que as duas têm características diferentes e necessitam também de procedimentos diferentes, conforme explicou o líder do ACES Alto Ave.

“As pessoas com mais de cinquenta anos e menos de 65 estão a ser vacinadas com a vacina AstraZeneca, uma excelente vacina, segura, com boa capacidade e mais facilmente manuseável. Para as pessoas com mais oitenta anos está a ser utilizada a vacina da Pfizer, mais adequada a esta idade. A Pfizer implica uma segunda dose num período de 21 dias, enquanto que a AstraZeneca são três meses. Tratam-se de vacinas com características diferentes”, aponta.

O Centro de Vacinação está em funcionamento entre as 8h30 e as 19h30 no Pavilhão Multiusos, sendo que até quinta-feira serão vacinadas cerca de 1500 pessoas.