PUB
Convívio receberá 3.500 euros que sobraram da campanha de Sampaio da Nóvoa
Convívio receberá 3.500 euros que sobraram da campanha de Sampaio da Nóvoa
DR
Terça-feira, Janeiro 24, 2017

António Sampaio da Nóvoa distribuiu ontem o que sobrou do orçamento da sua campanha presidencial. Ao todo 21 instituições receberam este donativo. Em Guimarães, foi a associação Convívio a contemplada.

O candidato que ameaçou uma segunda volta nas eleições presidenciais de 2016, que acabaram por dar a vitória a Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu um subvenção no valor de quase 900 mil euros. Este é o valor definido pelo Estado português, por ter atingido a fasquia do milhão de votos.

Além disso, António Sampaio da Nóvoa foi recendo donativos, que foram suportando a sua campanha. O valor sobrante, não gasto na campanha, no valor de 61 mil euros, está agora a ser distribuído por instituições cujo âmbito de actuação se enquadram naquele que era o seu programa de campanha.

Os 61 mil euros serão distribuídos por vinte e uma instituições de norte a sul do país. A associação Convívio, de Guimarães, irá receber este donativo de Sampaio da Nóvoa. Segundo fonte do Convívio, o montante será gasto na realização de futuras iniciativas de âmbito cultural.

A celebração dos protocolos com as instituições foi feita numa cerimónia realizada ontem, em Lisboa. Além da área cultural, estão também representadas na lista instituições que desenvolvem trabalhos na área da intervenção social. O Convívio foi a única instituição, no distrito de Braga, contemplada com o donativo de Sampaio da Nóvoa.

Em entrevista ao Público o ex-candidato explica que a distribuição foi feita com base em candidaturas que foram chegando à candidatura, após as eleições. O valor remanescente foi apurado após o fecho das contas da candidatura.