PUB
Contrato do Discoveries Centre assinado em Bruxelas
Contrato do Discoveries Centre assinado em Bruxelas
DR
Segunda-feira, Fevereiro 27, 2017

O contrato que estabelece o The Discoveries Centre – Centro de Excelência em Medicina Regenerativa e de Precisão, foi assinado nos finais e fevereiro pelo consórcio liderado pela Universidade do Minho que junta mais cinco academias de Portugal e do Reino Unido.

A sessão solene contou com a presença de Rui L. Reis, vice-reitor da UMinho e coordenador do projeto, Robert-Jan Smits, diretor-geral para a Investigação e Inovação da Comissão Europeia, Jonathan Knowles, da University College London (UCL), David Pina, da Research Executive Agency, Eduardo Maldonado, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), António Jacinto, da Universidade Nova de Lisboa, José Fernando Mendes, da Universidade de Aveiro, e João Relvas, da Universidade do Porto.

Como é do conhecimento público, o The Discoveries Centre foi um dos dez projetos aprovados entre as 170 candidaturas ao programa Teaming, obtendo 15 milhões de euros de financiamento direto da Comissão Europeia e que prevê um investimento de cerca 100 milhões de euros, para os próximos sete anos.

Este centro de investigação de excelência está vocacionado para uma investigação multidisciplinar nas áreas da prevenção e tratamento de doenças músculo-esqueléticas, neuro-degenerativas e cardiovasculares.

Resulta de uma parceria entre cinco universidades portuguesas – Minho, Porto, Aveiro, Lisboa, Nova de Lisboa – e a UCL, do Reino Unido, líder mundial em ciências e tecnologias da saúde e terá a sua sede no Avepark.