PUB
Conselho Consultivo de Guimarães 2030 reúne para debater recursos hídricos
Conselho Consultivo de Guimarães 2030 reúne para debater recursos hídricos
Quarta-feira, Fevereiro 13, 2019

Órgão consultivo da Estrutura de Missão Guimarães 2030 reúne pela segunda vez para discutir temas relacionados com a água como recurso natural. A sessão de trabalho irá realizar-se no Laboratório da Paisagem, na sexta-feira 15 de fevereiro.

“Guimarães: Água ou Recursos Hídricos?” será o tema central da discussão que terá como objetivo definir quais as principais preocupações, prioridades e ideias para proteger e tratar este recurso fundamental. No final deverá ser feito um esboço do que se entende deva ser o ciclo da água de Guimarães.

As várias dimensões em que a água como recurso está presente estarão em análise, nomeadamente as águas superficiais, como os rios, as águas subterrâneas, as águas pluviais, os sistemas de captação e de tratamento, bem como a água no contexto da sustentabilidade ambiental, industrial, agroflorestal e territorial, para o bem-estar da comunidade.

O concelho consultivo conta com a representação de quatro centenas de instituições e coletividades do concelho de Guimarães. Alguns dos dados que serão apresentados serão já o resultado dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do grupo do conselho especializado dedicado aos recursos hídricos.

A sessão contará ainda com contributos da Agência Portuguesa do Ambiente, Laboratório da Paisagem e Vimágua.