PUB
Conhecidos os trabalhos vencedores do Prémio de Fotografia Martins Sarmento
Terça-feira, Dezembro 18, 2018

A imagem titulada “Amarelo”, da autoria de Marco Carreira, venceu o primeiro prémio, no valor de mil euros, da segunda edição do Prémio de Fotografia Martins Sarmento, organizado pela Sociedade Martins Sarmento.

Foram igualmente anunciados os restantes finalistas. Sara Fernandes e Stefan Mathers venceram o segundo e terceiro prémios, respetivamente. Houve ainda uma menção honrosa para a fotografia captada por Nuno Castro. As obras estarão em exposição na galeria de exposições da Sociedade Martins Sarmento, de 11 de janeiro até 10 de fevereiro de 2019.

Em declarações ao Reflexo, Marco Carreira explica que no dia em tirou a foto, esteve noutra rua à espera do “momento ideal” para fotografar. Desistiu e ao subir a Avenida Conde Margaride imaginou a composição da fotografia – “estava tudo no sítio certo, mas faltava algo. Assim que vi um vulto nessa direcção, não hesitei e fotografei de imediato”.

O fotógrafo e designer decidiu apresentar esta fotografia quando soube da abertura do concurso “Guimarães – Expedição Fotográfica”. Quis sobretudo “mostrar a minha visão de Guimarães, em que procuro retratar locais menos fotografados ou mostrar outro lado dos locais mais fotografados. Prefiro fotografar sítios menos turísticos, ou então focar-me noutros elementos de locais turísticos”.

Quanto ao pormenor do saco amarelo carregado pelo senhor que atravessa o plano da imagem, Marco confessa que inicialmente não tinha reparado nele – “foi tudo muito rápido, só mais tarde me apercebi que o senhor tinha um saco amarelo, da mesma cor do muro”.

O Prémio de Fotografia Martins Sarmento foi lançado em 2016 com o objectivo de constituir um processo de recolha e actualização de um espólio fotográfico. Seria um meio de estímulo para os fotógrafos a procurarem “objectos e visões que a si próprios se identifiquem e que eles próprios identifiquem em Guimarães – todo o concelho -, sem qualquer limitação temática e com preocupação de qualidade, indispensável a que as imagens sejam úteis e interessantes” – lê-se na apresentação do concurso.

O concurso de fotografia “Guimarães – Expedição fotográfica” (2ª edição) é uma iniciativa da Sociedade Martins Sarmento em colaboração com o Cineclube de Guimarães – Secção de Fotografia, contando com os apoios do Centro Português de Fotografia, Câmara Municipal de Guimarães, Têxteis LEIPER e de Fotografia Portugal.