Competição Nacional no Curtas a partir de hoje
Competição Nacional no Curtas a partir de hoje
Segunda-feira, Julho 8, 2019

A secção competitiva para os filmes portugueses tem início hoje, num festival que recebe Thurston Moore no dia 10 e The Heliocentrics no dia 12.

O Curtas, festival internacional de cinema de Vila do Conde, começa hoje a mostrar os 16 filmes portugueses em competição. As sessões decorrem no Teatro Municipal daquela cidade, num programa que decorre até domingo.

As secções competitivas incluem também a Competição Internacional, a Competição Experimental, a Competição Vídeos Musicais e a Competição Take One!, de filmes produzidos em contexto de formação.

Mas o Curtas tem-se vindo a afirmar também pela ligação da música com o cinema, sendo que o grande destaque deste ano vai para Thurston Moore, um dos membros fundadores dos Sonic Youth, que irá musicar ao vivo, esta quarta-feira, uma seleção de filmes de Maya Deren, uma das mais icónicas realizadoras americanas do cinema experimental.

Na sexta-feira os The Heliocentrics – que marcaram o Milhões de Festa do ano passado com a sua combinação mistura de funk, jazz, música psicadélica, étnica e electrónica – irão acompanhar o filme Heaven and Earth Magic de Harry Smith para, no sábado, o grupo Montanhas Azuis (de Marco Franco, Norberto Lobo e Bruno Pernadas) tocar ao som das imagens do artista visual Pedro Maia.

Para os mais jovens, há o Curtinhas e uma nova seção, a My Generation, que promove o contacto de jovens do ensino secundário com diferentes propostas de cinema internacional.

A Solar – Galeria de Arte Cinemática propõe uma revisitação a uma das obras mais icónicas da história do cinema, O Gabinete do Dr. Caligari, com trabalhos originais de autores tão diversos, nas suas formas de expressão e processos criativos, como Daniel Blaufuks, Eduardo Brito, Rainer Kohlberger e Jonathan Uliel Saldanha.

Finalmente, estarão ainda em foco as obras do norte-americano Todd Solondz, figura maior do cinema independente e crítico mordaz da sociedade americana contemporânea e do luso-angolano Carlos Conceição.